terça-feira, 5 de julho de 2011

"Le yaourt maison vraiment réussi" ou "Por que as mulheres francesas não engordam"



Noite dessas conversava  com o Peixoto à mesa, após um jantarzinho super frugal e então comentei que estava com uma vontade louca de comer alguma coisa doce (oh! novidade!) e ele, obviamente, não perdeu a oportunidade de me escrachar dizendo que eu não devia e coisa e tal... a mesma ladainha de sempre. Porém, por caridade, incentivo ou simples diversão, ele começou a falar que eu deveria comer iogurte. Disse que as mulheres francesas não engordam porque, dentre outras razões, preparam e comem seu próprio iogurte. Rá!
 Achei que era piada mas então ele começou a falar dos hábitos alimentares dos franceses e fui me interessando. Os franceses, além de normalmente fabricarem seu próprio iogurte, comem em prolongadas jornadas de pequenas porções, várias vezes por dia, comem bastante sopa, sobretudo a de abóbora e, mesmo ingerindo frequentemente e em quase todas as refeições seus queijos divinos, não engordam!
Inexplicavelmente ainda não li o livro, eis que fiquei interessadíssima no assunto e os argumentos pouco a pouco convenceram-me de que aquilo parecia uma cultura alimentar, para início de conversa, coerente e equilibrada.  De outra sorte, prontamente coloquei em prática o conselho dado e comecei a fazer meu próprio iogurte. O mais interessante é que esta singela mudança de hábito deu início a um processo de transformação global dos meus hábitos alimentares: comecei a pesquisar blogs franceses de culinária no intuito de descobrir o autêntico (leia-se francês) iogurte caseiro, até que cheguei neste aqui, cuja receita me pareceu confiável e promissora.
No caminho tomei gosto pela leitura de outros food blogs e das histórias por trás de cada uma das receitas, coisa que, além de propiciar-me um treino constante do idioma, despertou-me o interesse por um estilo de alimentação mais natural e saudável que logo se estendeu para outros níveis de minha existência: comida saudável, sazonal e honesta combina com uma vida mais simples, despretenciosa... pautada nos pequenos e concretos prazeres cotidianos.
Hoje iogurte caseiro não pode faltar em casa, gelatina eu mesma faço com polpas e sucos frescos de frutas,  passei a produzir as geléias e compotas de frutas para acompanhá-lo. Aos fins de semana faço o meu próprio pão... e pretendo em breve fazer os meus próprios queijos Cottage e Ricota...  incrível que preparar o seu próprio alimento é tão prazeroso quanto descobrir seus sabores infinitamente mais ricos, vivos e intensos do que os similares adquiridos em prateleiras de supermercado. Incrível como o hábito de produzir sua comida transforma e enriquece a percepção do tempo e das tradições. 
Tudo isto, de forma arrebatadora e natural, produziu um movimento que trouxe diferentes objetivos e significados para a minha vida,  algo como uma espécie de retorno ao rústico, ao imanente, ao  que é essencial, real e palpável neste mundo contemporâneo tão cheio de "imediatismos", "virtualismos" e "digitalismos"...  
 E tudo começou com esta receita de iogurte que, modéstia parte, é pra nenhuma francesa botar defeito: o acréscimo do leite em pó deixa sua consistência densa e a acidez  mínima, costumo chamá-lo entre os íntimos de "meu petit suisse". Ele é versátil, pode ser consumido puro, com frutas, em combinações doces e salgadas e não raro costumo utilizá-lo no lugar do creme de leite em receitas mais, digamos, encorpadas...

IOGURTE CASEIRO

  • 1 l. de leite (uso integral e preferencialmente os de garrafa ou saquinho, que não são UHT)

  • 2. c. sopa de iogurte natural (escolha a marca que apresente menos ingredientes no rótulo)

Preparo:

1. Aqueça o leite até levantar fervura. Retire do fogo e verta numa tigela (que tenha tampa), ou em pequenos potinhos.

2. Espere o leite ficar morno, verificando constantemente sua temperatura. Se tiver um termômetro de líquidos espere até atingir 45º C, ou espere até conseguir mergulhar seu dedo sem queimar por aproximadamente 10 segundos.

3. Então misture o iogurte e mexa bem para adquirir uma mistura homogênea.

4. Tampe a tigela ou os potinhos, enrole numa toalha ou outro pano e deixe fermentar da noite para o dia, em local seco e livre de correntes de ar (Costumo utilizar o microondas).

5. Voilà! Seu iogurte está pronto. Coloque na geladeira e consuma das mais variadas maneiras possíveis!

A bonequinha cute do post é criação de Andrew Hickinbotton e pode ser encontrada em http://cghub.com/images/view/81484/. Vale a visita!

Um comentário:

  1. quem é peixoto pia?:0
    Parabéns pelo Blog.vc deveria investir nisso!!!Beijãooo

    ResponderExcluir