segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sopa de Favas, Ervilhas e Espinafre: quando a inspiração flui em situações emergenciais


Estou passando por um processo de mudança: basicamente desvencilhando-me do passado para abrir outros caminhos no futuro. Caminhos estes mais incertos porém mais sedutores dos que os ando percorrendo... Para tanto, foi necessário desapegar-me do meu apartamento, distribuindo e reduzindo cerca de 70% da minha parafernália mundana e mudar de mala e cuia, ou melhor, de mala, cuia e filho, para o apartamento da minha mãe, o que aconteceu sexta-feira passada.
Bom, dentre outras transformações não muito drásticas de espaço, ganhei uma cozinha muuuito mais legal (tem até janela!) para preparar meus quitutes mas tive que me adaptar a uma geladeira bem menor do que a minha.

Como não quis jogar fora nada do que havia estocado em meu freezer (caldos, massa de torta e alguns legumes e frutas da estação passada) tampouco o que havia armazenado em minha geladeira, reuni toda a minha técnica de preenchimento de espaços adquirida nestas mais de 20 mudanças que já fiz na vida e empaçoquei a geladeira da minha mãe com tudo o que tinha na minha e mais o pouco que tinha na dela, precisando remanejar a embalagem de algumas coisas e retirar do freezer outras para que nada se perdesse.

Resultado disto: um pacote enorme de favas bolivianas descongeladas, ocupando um precioso terço da gaveta de legumes e muitos vegetais espremidos no espaço restante, implorando-me uma providência urgente! Então abre a geladeira, abre o freezer... idealiza sabores e combinações possíveis... até que de repente tudo vem à mente... super me senti uma chef em processo criativo! ahaahhaha, brincadeira só para descontrair... a minha atitude mental era definitivamente pragmática... de qualquer forma...


Tempo amigo, esfriou um "cadim" aqui em campinas e já no sábado a noite aproveitei esta provável última onda de frio dos próximos 5 meses para preparar uma sopinha deliciosa com as benditas favas e de quebra,  liberar preciosos espaços ocupados por um meio pacote de ervilhas congeladas, um pote de caldo congelado e meio maço de espinafre fresco da gaveta de legumes! Ficou deliciosa e no fim, tive aquela mesma sensação de quando arrastava por uma semana a elaboração de um trabalho de faculdade e, nos últimos momentos vinha aquela "last minute panic inspiration" e eu meio que psicografava um belo texto, com idéias inspiradas e surpreendentemente recebia uma excelente nota!




SOPA DE FAVAS, ERVILHAS E ESPINAFRE

rende: 4 porções como entrada ou 2 porções como prato principal

600g de favas debulhadas e cozidas;
400ml de caldo (de legumes ou do próprio cozimento das favas);
1/2 xícara de vinho branco seco;
1/2 cebola grosseiramente picada;
60 g de ervilhas congeladas;
1 xíc de flohas de espinafre lavadas e picadas em tiras diagonais (chiffonade)
1/2 colher de chá de sal;
3 raminhos de tomilho fresco;

pimenta rosa em grão (ou do reino)e azeite para finalizar


PREPARO

  1. Coloque as favas, a cebola picada, os ramos de tomilho e o caldo numa panela e deixe ferver até o caldo engrossar um pouco e a cebola amolecer;
  2. Desligue o fogo, retire os ramos de tomilho e verta a sopa no liquitificador. Bata até os ingredientes se homogeneizarem;
  3. Volte o caldo para a panela em fogo médio, acrescente o vinho, tempere com o sal e adicione as ervilhas;
  4. Apure o caldo por alguns minutos e acerte o tempero, adicionando um pouco mais de sal, se achar necessário.
  5. Sirva as porções, jogue as folhas de espinafre picadas (eu gosto do espinafre bem al dente, se preferir um pouco mais cozido adicione-o nos minutos finais do cozimento na panela), regue com um fio de azeite e finalize moendo um pouco de pimenta.
O resultado é uma sopa simples, de poucos e suaves sabores, levinha, nutritiva, bem comfort food... ideal para uma noite amena de primavera com ares e ventos de outono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário