sábado, 12 de novembro de 2011

pizza de queijo de cabra, abóbora e abobrinha pour un repas sublime!



Era mais uma terça feira de sol e calor. Daquelas assim sem perspectivas além de trabalho, casa, academia, casa. Foi então que no fim da tarde, a minha irmã que morava em brasília e agora está voltando para o Rio,  à caminho de Campinas para uma visita de uma noite me telefona e diz, assim na lata: gata, estou chegando, ficarei por 2h30, cozinha algo muito bom para a gente!

Eba! o que para muitos seria um desaforo, para mim é música para os ouvidos, daquelas que alegram o coração!  Além de sua companhia sempre alegre e divertida, pensei,  eis aí uma oportunidade de colocar em prática uma das centenas de receitas que tenho guardadas na manga sob a rubrica: para preparar em menos de 2h e compartilhar com pessoas queridas.

Respondi sem pestanejar... ok vai...  pestanejei apenas o necessário para organizar a frase em francês e ficar mais estilosa: oui cherie, je vais faire un repas sublime pour toi!


E tão logo desliguei o telefone já sabia exatamente o que teríamos para o jantar:esta receita de pizza que descobri neste site aqui, adaptando apenas alguns ingredientes para usar aquilo que tinha em casa. Contrariando o bom senso, eu sou aquela pessoa que, ao invés de apostar no garantido, não recusa um desafio, um risco... e por isso adoro testar novas receitas justamente quando tenho convivas!





A minha sorte é que tenho sorte (!) ou uma mão boa para a cozinha... porque raramente quebro a cara e me envergonho publicamente com um fiasco culinário. Já aconteceu, admito, mas este não foi o caso. A empreitada foi mais que bem sucedida e aprovada com louvor nos quesitos: 1. preparo rápido e fácil; 2. apetitosa e saborosa; 3. come-se até o último pedaço. 4. merece inúmeras repetições.

Resumindo, é uma pizza despojada e elegante, de poucos ingedientes e apresentação simples mas que, no entanto, revela sabores delicados e finos. Até a forma retangular que utilizei remarcou sua simplicidade...  a elegânia lhe é intrínseca e dispensa a produção. Foi perfeita para a ocasião e o vinho branco seco que tenho sempre a postos na geladeira (a-há) completou nosso repas fancy: vraiment sublime!!


Pizza de queijo de cabra, abóbora e abobrinha
adaptada deste site aqui, e a massa de pizza do La Cucinetta
rendimento: uma pizza retangular de seis fatias médias, para duas pessoas com fome ou três comedidas.

1 disco de massa de pizza de aproximadamente 20 cm de diâmetro (usei uma forma quadrada de beeiradas baixas do tamanho de uma folha A4)
1 limão siciliano
110 gr. de queijo de cabra (usei fresco), temperatura ambiente
Algumas folhas frescas de manjericão, cortado em finas tiras (minhas folhas eram pequenas e usei inteiras mesmo)
1/2 abóbora amarela média, coratas em rodelas finíssimas (usei uma abóbora paulista pequena, de diâmetro próximo ao da abobrinha, para homogeneizar o cozimento)
1/2 abobrinha média, cortada em rodelas finíssimas (cortei as rodelas de abobrinhas com o descascador de legumes para ficarem bem fininhas)
Azeite o quanto baste
Sal e pimenta

Preparo:

Preaqueça o forno por 15 min em 230ºC.

1. Enfarinhe levemente sua superfície de trabalho e abra a massa de pizza no formato desejado, atingindo uma espessura de aproximadamente 1/2 cm.

2. Polvilhe a assadeira (ou a sua pedra de forno) com um pouco de farinha de milho (se não tiver pode ser de trigo mesmo) e transfira a massa.

3. Numa tigela pequena, misture o queijo de cabra e o suco de meio limão. Tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e cubra a massa da pizza com esta mistura de queijo.

4. Acrescente algumas folhas de manjericão fresco por cima.

5. Disponha as rodelas de abóbora e abobrinha, intercalando suas cores, para um visual bacanets.

6. Esprema a outra metade do limão por cima e regue com um fio de azeite. (acrescentei mais umas folhinhas frescas de manjericão)

7. Asse no forno pré-aquecido (coloque a pizza na grade mais baixa possível) por 10-15 min e, como o tempo pode variar de acordo com o tamanho e potencia da chama do seu forno, observe atentamente a pizza.

8. Retire do forno quando as bordas da pizza estiverem douradas e as abóboras parecerem assadas, um pouquinho enrugadas nas bordas.

Sirva com um saladão e vinho branco seco bem gelado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário