quarta-feira, 6 de junho de 2012

couscous de quinoa e couve flor e salada de folhas verdes



Em algum lugar no verão passado fiz este couscous de quinoa que ficou vagando no reino perdido dos posts inacabados. Hoje resgato sua memória, malemá lembrando os ingredientes e chutando os passos do preparo, no entanto, com a lembrança precisa de como este jantar me agradou.

Ocasionalmente tenho surtos de idéia fixa e não sossego enquanto não satisfaço minha vontade disto ou daquilo. Por exemplo, desde a semana passada meu objeto de desejo é espinafre. No domingo comprei um  lindo maço verde fresco enorrrme e não vejo a hora de chegar em casa e cozinhá-lo com cogumelos portobelo e cebolas para o recheio de um sanduíche no jantar.

Às vezes fuço na internet e nos meus parcos livros até encontrar aquela receita maravilhosa que parece ter sido publicada especialmente para mim, como esta do espinafre que encontrei aqui . Outras vezes simplesmente utilizo o que tenho em casa e  resolvo sem rodeios a minha refeição libertária. Foi este o caso do couscous: idéia fixa em couve-flor, calor senegalês e mato fresco dando sopa na geladeira.

Quinoa é um salva pátria no verão: seu cozimento é rápido e é bom de comer frio ou quente. Se você cozinhar apenas na água, sem tempero algum, uma quantidade razoável para uma semana, poderá armazená-lo num recipiente com tampa na geladeira e utilizá-lo em combinações diversas de temperos, para reforçar uma salada ou encorpar um salteado de legumes, por exemplo.

Assim que, nesse dia longínquo ainda me lembro que foi só acrescentar o quinoa já cozido às cebolas refogadas em azeite, sal e pimenta do reino moída na hora, e depois os pequenos floretes de couve flor cozidos al dente no vapor. Por fim, salpiquei um tanto de gergelim branco e preto e voilá: desejo satisfeito, idéia fixa libertada!

Para acompanhar o couscous uma salada de rúcula, alface americana, beterrabas, cenouras e rabanetes finamente fatiados com gergelim e aceto balsamico.  
Simples, fresco e saboroso :-)





Nenhum comentário:

Postar um comentário