sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

mAngo-jAmbo-crumble: refestança gringa de abacaxi, manga e côco






Se você quer algo doce, rápido, delicioso, leve e completamente seguro, faça CRUMBLE! Crumble é uma sobremesa originária da inglaterra, amplamente difundida nos Estados Unidos e preparada à base de frutas macias cobertas por uma farofinha doce crocante, assada por alguns minutos e frequentemente servida ainda morna com um sorvetinho, um chantilly ou mesmo um iogurte natural de boa consistência e qualidade.

Não entendo, de verdade, porque não é muito comum por esta terra brasilis. Com a abundância de frutas e o calor soberano esta sobremesa leve deveria ser reproduzida em cada casa de avó, tantas vezes quantas forem as frutas da estação. Comida de férias, das memórias de infância... daquelas que você reproduz para impressionar o primeiro namorado, masteriza para agarrar o marido e prepara para filhos e netos, conquistando admiração e provendo prazeres inesquecíveis.

Mas não é. Simplesmente 

Tão logo a preparei pela primeira vez, utilizando ingredientes tradicionais como maçã e ameixa, me encantei com a possibilidade de infinitas variações que esta sobremesa suporta! Enquanto degustava tranquilamente meu primeiro e bem sucedido crumble, percebendo o efeito e a interação de cada um de seus componentes no resultado final, comecei a ensaiar mentalmente uma versão tropical e sazonal, estrelada por nossas frutas de verão.

A combinação eleita não é absolutamente original e a novidade ficou apenas por conta da roupagem gringa.


Esta receita fiz para esperar minha mãe que para variar chegou de viagem e veio nos visitar e não gastei mais de meia hora em seu preparo. A farofinha ficou impecável: crocante, douradinha e salpicada de sedutores flocos de coco ligeiramente queimados e que ainda lhe adicionaram outra textura. Já o encontro da manga com o abacaxi -caliente e embalado a uma boa tragada de rum- foi espetacular, ainda que, devo admitir, a suavidade do abacaxi docinho ficou acanhada face à exuberância-exótica-exibicionista de sua companheira, tornando-se a manga a vedete perfumada e sensual desta tropicália gustativa. 

Nada que não se resolva com uma melhor distribuição de proporções, a qual será aplicada na próxima e breve tentativa. Sugiro também misturar um pouco de raspas de coco nas frutas e não apenas na farofinha.


CRUMBLE DE  MANGA COCO E ABACAXI
para 4 pessoas
preparo: 15 min + 30 min de forno 


Ingredientes:

1 manga tomy, cortada em fatias finas;
2 fatias grandes de abacaxi, sem miolo, cortadas em pedaços médios (ou 4-5 fatias para sabores mais equilibrados);
1 colher de sopa de rum;
1 colher de sopa de açúcar mascavo (use o dobro se suas frutas não estiverem bem docinhas ou nenhuma se estiverem super doces);

Para a farofa:

1/4 xícara de farinha de trigo;
1/4 xícara de farinha de amêndoas (ou substitua por a mesma quantidade de farinha de trigo;
1/4 xícara de açúcar mascavo ou cristal;
 1 xícara de coco fresco ralado grosso;
2 c. sopa (30 g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, cortada em cubinhos;


Preparo:

  1. Na assadeira misture as frutas com o rum e o açúcar se estiver usando e reserve. 
  2. Pré aqueça o forno em 180ºC;
  3. Numa tigela misture a farinha de trigo, de amêndoas o açúcar e o coco ralado. Adicione a manteiga e vá misturando com a ponta dos dedos até formar uma farofa bem granulada. (quanto mais mole estiver a manteiga maiores serão os grânulos (verdadeiros nacos de massa). Dá certo de qualquer jeito, é só uma questão de gosto ou estilo: mais esfareladinha ou mais 'pedaçuda'. (A minha desta vez ficou bem pedaçuda porque a manteiga amoleceu muito rápido neste calor).
  4. Cubra as frutas com esta farofa e asse por 30 minutos ou até a crosta ficar douradinha;
  5. Sirva quente com sorvete ou pura geladinha. Ou também com iogurte ;-)






Nenhum comentário:

Postar um comentário