quinta-feira, 19 de abril de 2012

Clafoutis de Abobrinha



Clafoutis. CLA FOU TIS.
Até o ano passado não fazia a mais pálida idéia do que era um clafoutis. Sugestionada pela sonoridade da palavra, logo de cara fiquei interessada nos diversos links que encontrava em foodblogs apontando para este termo. Pesquisei aqui e acolá e, de repente, aquilo que me sugeria uma receita elaborada revelou-se um prato simples e cotidiano, rico em sabor e com gostinho de comida de avó.

Existe em mil variáveis: doces, salgados, naturebas, gourmets... leves, intensos...  um pretinho básico da  cozinha: cai bem no almoço, no jantar, para um picnic, para um lanche da tarde, como prato principal numa refeição frugal ou como acompanhamento para uma carne suculenta, na versão salgada e doce, porque não? O tom do prato será dado por aquilo que vc adiciona à massa.

Esta receita achei num aplicativo da saveurs que eu tinha no meu ipod que foi roubado :-(
Preparei para um jantar corrido de meio de semana e servi apenas com fatias de jamon serrano. Sucesso total com o meu pequeno de 13 anos que, longe de ser um entusiasta dos legumes, comeu e repetiu!

CLAFOUTIS DE ABOBRINHA

rendimento: 4 porções grandes.

2 abobrinhas;
4 ovos;
50 ml de leite;
70g de pecorino ralado (usei meia cura pois era o que tinha em casa);
1 c. sopa de farinha de trigo;
1 dente de alho picadinho;
manjericão fresco;
azeite;
sal e pimenta;

PREPARO

1. pré aqueça o forno em 200ºC e unte levemente com azeite uma forma refratária (que vai ao forno) redonda de mais ou menos 22 cm de diâmetro;
2. Corte as abobrinhas em cubos (com a casca mesmo) refogue-as com o azeite até dourar e bem "al dente". Retire do fogo, aslgue e despeje-as na forma preparada;
3. Numa tigela bata com um fouet ou garfo os ovos, queijo, manjericão, a farinha peneirada e o alho picado;
4. verta esta mistura sobre as abobrinhas e leve ao forno por aproximadamente 30 min.

Sirva quente, morna ou fria ;-)






Nenhum comentário:

Postar um comentário