terça-feira, 24 de abril de 2012

Gazpacho de pepino



Para os dias quentes de primavera, verão e outono também, esta é uma opção refrescante, rápida e fácil de preparar. Já repeti inúmeras vezes, tanto como entrada para uma massa no almoço, quanto para um jantar frugal. Além disto, este é um prato que vc pode fazer com antecedência e deixar na geladeira para servir com as ervas frescas no dia seguinte, ou levar para o trabalho. Desta vez finalizei com folhas de manjericão picadas, mas já fiz com hortelã e ficou ainda mais refrescante.
Receitinha bobinha, facinha e que me encanta!

Gazpacho de Pepino (uma combinação de várias versões que encontrei pela internet enquanto procurava uma receita tradicional de gazpacho de tomates. até hoje não fiz o de tomates, enquanto a variação do pepino é figurinha repetida em casa!)

rendimento: 4 porções
tempo de preparo: 10 minutos


Ingredientes:

2 pepinos médios, descascados ou não (costumo fazer com o japonês);
2 xíc. de iogurte (o meu é caseiro e a receita está aqui);
1/2 limão espremido;
azeite;
sal e pimenta do reino moída na hora;
folhas de manjericão, hortelã, salsinha ou ciboulettes frescas:

Preparo:

1. Corte os peninos em rodelas e bata no liquidificador junto com o iogurte e o limão espremido até obter um líquido uniforme.
2. Acerte o sal.
3. Sirva as porções e finalize com um fio de azeite, pimenta do reino moída na hora e as folhas frescas de sua preferência.

obs. Se for guardar na geladeira só tempere na hora de servir. Use os ingredientes gelados (pepinos e iogurte) ou então antes de temperar leve à geladeira por algumas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário