sábado, 19 de maio de 2012

Bolo mármore de limão e chocolate por uma questão de honra




Nos útimos cinco meses assei mais bolos do que nos últimos cinco anos. Não é minha forma preferida de comer doce, mas também está longe de ser um sacrifício da minha parte comê-los.O fato é que filho e namorado são loucos por bolos e eu tenho adorado experimentar toda semana uma receita diferente.

Contrariando o meu hábito bizarro de começar pelo mais complicado, tenho me divertido no preparo de bolos simples... sem recheio, sem camadas, sem ganaches e coberturas elaboradas, mas com muito sabor, perfume e maciez.

 Até agora, recolhi receitas deliciosas de blogs que nunca me desapontaram mas, depois que ganhei um livro lindo de aniversário de sobremesas do Paul Bocuse e adquiri outros variados na minha última viagem de férias, comecei a me incomodar em, ao invés de usá-los, buscar receitas na internet.

Pode parecer uma besteira, mas para mim o que ocupa espaço em casa deve ser usado ou passado adiante. O que foi adquirido tem de se pagar. E qual é a melhor maneira de se pagar um livro de receitas???
Por esta razão inventei de fazer este bolo mármore. Queria testar uma receita de algum livro meu e teria de ser um bolo de simples preparo, pois o faria em cozinha alheia, onde já sabia de antemão que não havia batedeira.

Não há novidade na receita, exceto o tempo de 1h de descanso da massa antes de ir para o forno. Achei estranho pois se utiliza o fermento químico que nunca vi precisar descansar para crescer.

E o bolo cresceu. Cresceu e ficou bem macio.  Para substituir a baunilha que me faltava, acrescentei na massa branca raspas e suco de limão siciliano. Imagino que com laranja também fique ótimo!



 

 


Bolo Mármore de chocolate e limão siciliano
receita ligeiramente adaptada do livro Bon App' Goûter & Café gourmand

tempo de preparo: 30min + 1h de descanso + 40 min de forno
rendimento: 1 bolo redondo com furo no meio de aprox. 22 cm de diâmetro


Ingredientes:

125g de manteiga em temperatura ambiente;
1 xíc. (200g) de açucar (uso sempre cristal);
1 saché de açucar baunilhado (omiti);
3 ovos inteiros também em temperatura ambiente;
2 xíc. (220g) de farinha peneirada;
1 c. sopa rasa (10g) de fermento químico;
1/4 xíc. (50ml) de leite em temperatura ambiente;
1 c. sopa bem cheia (15g) de cacau em pó;
suco e raspas de 1 limão siciliano;
1 pitada de sal;

Preparo:

1. Unte e  enfarinhe uma forma de bolo inglês ou uma forma redonda com furo no meio de aproximadamente 22cm de diâmetro;

2. Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente (se a manteiga estiver muito gelada eu acendo o forno e a coloco sobre o fogão para acelerar o processo. Outra estratégia é já cortá-la em pedacinhos bem pequenos para amolecer mais rápido).

3. Numa tigela grande, bata com um fouet a manteiga e o açucar até obter um creme claro e fofo. (conselho: aqui vc pode utilizar a batedeira em velocidade baixa, mas se vc não tiver, por experiência recomendo bater bem a manteiga até ela ficar cremosa e só então acrescente o açucar);

4. Junte um a um os ovos, batendo apenas o suficiente para incorporá-los;

5. Despeje a farinha, o fermento e o sal e misture até obter uma massa homogênea e sem grumos;

6. Numa outra tigela, misture o leite e o cacau e, feito isto, adicione 1/3 da massa que vc bateu;

7. No que restar da massa branca acrescente as raspas e o suco do limão siciliano, mexendo apenas até incorporá-los;

8. Vá despejando alternadamente a massa branca e a de chocolate na forma para formar o efeito marmorizado;

9. Cubra a forma com um pano de prato e deixe descansar por 1h;

10. Pré aqueça o forno por 20min à temperatura de 20ªC e asse o bolo por 40 min (Faça o teste do palito para verificar se está pronto);

11. Retire do forno, aguarde uns 10min e desenforme.






2 comentários:

  1. É incrível! Uma receita fácil, com ingredientes simples e muitíssimo delicioso! Resolvi preparar para meu namorado, pois ele também é outro viciado em bolo. Era para ser uma surpresa, mas acabei me atrasando no supermercado e ele chegou na minha casa antes que eu pudesse começar a preparar o bolo... fiquei meio sem graça quando ele viu todos os ingredientes em cima da pia, mas ele é muito gentil e logo percebeu minha intenção, e se ofereceu para faze-lo comigo. Não tenho muito talento para a cozinha, já estava começando a me arrepender da ideia, mas ele me incentivou e cedi.
    No final das contas, nós conversamos e nos divertimos como duas crianças brincando de cozinhar quando a mãe está fora. Enquanto a massa descansava, fizemos alquimias inventando uma cobertura, apenas pelo gosto de estar fazendo a sobremesa. O resultado foi um bolo fantástico com toques de baunilha, coco, limão, sorvete, chocolate. Talvez não tenha ficado tão fofo quanto deveria, mas ainda sim estava muito bom, tanto que quase o devoramos inteiro, o que acabou com a ideia de sair para jantar.
    Só sei que não me arrependo nem por um minuto. Pareceu um tempo tão longo mas ao mesmo tempo tão curto... talvez porque tudo que é bom, dura o tempo suficiente para que seja inesquecível.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, fico contente por meu bolo ter inspirado bons momentos para vcs... e sabe que a idéia de trocar o bolo pelo jantar foi excelente ... tenho certeza que a sua noite foi bem mais criativa e e romântica do que ficar numa fila esperando para ser mal atendida em algum bom restaurante lotado rsrsrsrrs

      Excluir