segunda-feira, 4 de junho de 2012

Degustação de caquis



Ontem fui ao mercado já pensando em comprar uma bandeja de caqui para aproveitar o fim de sua temporada e me deparei com três tipos diferentes. Sempre acostumada a comprar o caqui rama forte (o primeiro da foto, da esquerda para a direita), resolvi desta vez levar um de cada para descobrir suas peculiaridades.

O caqui do meio é o caqui chocolate e o da direita é o caqui fuyu. Abri os três no café da manhã e as impressões são as seguintes:

1. Caqui rama forte: é o que sempre compro, geralmente em caixas fechadas de 6 un. que, no auge da estação aqui em campinas (abril e maio) é possível comprar a caixa por R$2,99. Adoro este caqui, a polpa é macia, suculenta e bem docinha. Adoro comer de colher. Só é preciso esperar amadurecer bem para comê-los, caso contrário seu sabor é adstringente e amarra a boca como caju, aargh.

2. Caqui chocolate: de casca mais alaranjada e interior amarronzado nas proximidades das sementes. Sua polpa é macia, dá para comer de colher e o sabor é menos doce do que o rama forte. Eu já o havia comido mas não lembrava exatamente das particularidades. Nota 7.5. Bom, mas não o bastante para ser notável.

3. Caqui fuyu ou fuji: é um caquizão de consistência firme, e eu, acostumada ao rama forte, pensei que estavam todos verdes. Um senhorzinho se compadeceu da minha expressão desapontada e veio me explicar que eles estavam maduros. Adorei a consistência firme deste caqui. É doce e crocante e a vantagem é que permite ser carregado sem estragos para o lanche no trabalho ou para caminhadas e picnics. Imagino que dê para cortá-lo em fatias finas para uma torta ou tarte tartin. Fica a sugestão.





(Em sentido horário: o de sementes é o chocolate, depois o suculento rama forte e por fim, o maiorzão é o fuyu)


Meu preferido? Rama forte, doce macio e suculento! Mas o prêmio revelação vai para o fuyu, porque agora o caqui que levo para o trabalho vai chegar inteiro!

Adorei o exercício e já penso em preparar outras tantas degustações: batatas, laranja, maça, pêra, tomate, melão, uva... é bom descobrir por si mesma porque tal variedade é sempre utilizada naquela receita ou combina melhor com determinado ingrediente.

 É bom ter outros parâmetros de escolha que não o preço. É bom se apropriar das diferentes texturas e sabores da frutas, verduras, legumes, queijos... para então imaginá-los e combiná-los na execução ou adaptação de receitas, ampliando seu potencial criativo.    

Outras virão e as impressões serão compartilhadas aqui :-)




Nenhum comentário:

Postar um comentário