sexta-feira, 13 de julho de 2012

Gazpacho de tomate e Chucrute com Salsicha



Semana passada, quando uma onda de calor inundou nosso inverno tropical, a Fer, do blog Chucrute com Salsicha publicou uma receita de gazpacho de tomates que me deu água na boca e vontade de fazê-la no mesmo dia. Porém, na correria de mudança, encaixotamento, desencaixotamento, encaixotamento de novo e remoção de todos os móveis da casa para a garagem para uma reforma no piso...  aaaaf ... não consegui sequer abrir a minha geladeira!

O fim de semana passou,  as chuvas espantaram o calor intempestivo... mas a vontade de provar o gazpacho permaneceu e, mesmo no friozinho tímido de ontem, após uma corrida de 7km, aquecida e embalada pela endorfina preparei o tal gazpacho para toda a minha grande família de três pessoas, acompanhados de pães franceses quentinhos saídos do forno...

Sucesso total: o gazpacho ficou uma delícia e já entrou na lista dos favoritos! Leve e refrescante para uma noite quente de verão e para nosso inverno brando foi só pesar um pouquinho a mão na pimenta para que produzisse aquele calorzinho gostoso que conforta o corpo.

Fiz pequeníssimas adaptações na receita, mais por conta da ausência de alguns ingredientes na minha dispensa do que por ousadia e vontade de criar: no lugar do jerez (vinagre gourmet produzido no sul da Espanha, que nem tive tempo de procurá-lo) usei uma mistura de vinagre de vinho tinto e melado de romã -este na tentativa de atribuir algum sabor andaluz à receita ;-)

No mais, tomatinhos cerejas vermelhos e amarelos (1 caixinha de cada), nacos de 1 pão francês amanhecido, 1 xícara de água, sal, pimenta do reino moída na hora e azeite, tudo batido no liquidificador até obter uma mistura homogênea, servidos em cumbucas e finalizados com alguns tomatinhos, mais um fio de azeite e uma boa salpicada de pimenta do reino.

Este gazpacho é simples de fazer: você só precisa de um liquidificador e bom senso para dosar os ingredientes que lhe darão consistência, acrescentando um pouco mais de pão, tomate ou água... e equilibrando os temperos de acordo com o seu gosto!

*O rendimento para estas quantidades aproximadas é de três porções iguais a da foto*

Mais a dica mais valiosa aqui é conferir e experimentar outras receitas do Chucrute com Salsicha, todas até agora testadas e aprovadas, além das fotos inspiradoras e dos textos despretenciosos e sempre bem humorados!

2 comentários: