quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fettuccine express de aspargos, vagem, cogumelo e azeitonas chilenas



Mais um jantarzinho corrido de meio de semana que saiu da cartola, aproveitando todos os legumes macambúzios da minha geladeira! 
  
E descobri, assim ao acaso, que vagem, aspargos e azeitonas pretas chilenas bem carnudas combinam-se extraordinariamente. E este prato é um concerto de texturas e sabores produzidos pela resistência branda do fettuccine e elasticidade dos cogumelos, pela crocância da vagem, pela maciez adocicada dos aspargos e pelas esparsas explosões pungentes da azeitona no céu da boca, estridentes como pratos de orquestra nos conduzindo ao próximo movimento... do garfo à boca, obviamente!

Massa de simples preparo, sem molho... a única e preciosa dica que posso deixar aqui é assar os legumes no forno -cebola em cubos, vagens inteiras, cogumelos cortados em quartos e os aspargos em pedaços de 5 cm (em forno à 250ºC uns 20 minutinhos bastam, mas controle o ponto pela aparência e maciez dos legumes, no meu caso prefiro mais para al dente do que bem macios), regados com um fio de azeite e salpicados de pimenta do reino e sal, embrulhados em papel alumínio... o sabor e os nutrientes se conservam cem mil vezes mais do que se cozidos ao vapor ou na água, além de ficarem irresistivelmente tostadinhos por fora!

Após cozinhar a massa de sua preferência al dente, em abundante água fervente com azeite e sal, escorra e, na mesma panela do cozimento, cubra-lhe o fundo com azeite de boa qualidade, deixe esquentar e despeje a massa. Dê uma mexida rápida e acrescente os legumes que assou no forno. Acrescente as azeitonas chilenas sem caroço e cortadas ao meio, mexa mais um pouquinho para tudo se misturar (com um garfão ou duas colheres de madeira é mais fácil), acerte o sal e a pimenta do reino moída na hora. Regue com mais um fio de azeite se necessário.

Desligue o fogo, jogue na panela um tanto de queijo parmesão ralado, misture e tampe por 1 minutinho. Sirva as porções, arremate com mais um pouco de queijo parmesão ralado na hora e fatias de pão italiano ou outro de casca mais durinha e voilà: o jantar está servido!



tempo de preparo: 30 min.
rendimento: 3 porções grandes ou 4 comedidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário