segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bolo invertido de banana do David Lebovitz para o pessoal lá do trabalho



Quando os meus colegas souberam que eu escrevia este blog vieram me dizer que só acreditariam na autoria dos quitutes se eu levasse uma amostra no trabalho. Que golpe baixo, pessoal!



Numa mistura de orgulho ferido e vaidade autoral, resolvi atender a um pedido especial do colega que lembrou saudoso do bolo invertido de banana que sua avó preparava com açúcar mascavo e assava no forno à lenha, embrulhado em folha de bananeira.

Me encantam as memórias culinárias e adoraria reproduzir toda esta rusticidade do bolo, mas como o forno à lenha é projeto para o ano que vem e não havia tempo para uma pesquisa sobre como assar bolos em folha de bananeira, me concentrei em poucas palavrinhas: bolo invertido, banana e açúcar mascavo.

Com isso pude testar uma receita do chef David Lebovitz,  egresso discípulodo Chez Panisse, o santuário da minha  adorada deusa Alice Waters, que me ganhou por seu método diferente: à base de manteiga e sour cream (creme de leite fresco com uma colherinha de sumo de limão), tudo misturado à mão, perfeito para a quarta feira corrida na qual o preparei.

Este foi o primeiro bolo invertido de banana que assei e desta vez segui tudo ao pé da letra, afinal, não podia correr o risco de desapontar meus caros colegas desconfiados!

Com a modéstia que me falta, achei o bolo delicioso e, pela velocidade em que foi devorado por todos, acredito que partilharam da opinião e minha reputação enfim foi legitimada... ou não? Ouvi rumores de que ainda preciso levar uns biscoitinhos para confirmar a qualidade dos quitutes...

Que venham os desafios pois são uma excelente 'desculpa' para eu produzir mais e mais quitutes!


Bolo invertido de banana e gotas de chocolate:

tempo de preparo: 25 min + 40-45 de forno
rendimento: uma forma redonda de 23 cm de diâmetro (ou uma forma quadrada de 20cm, como pede a receita original)


Ingredientes:

Para a cobertura (invertida)  de banana:

1/3 xíc + 2 c. sopa de açúcar mascavo, apertado na xícara;
2 c. sopa de água ou manteiga cortada em cubos em temperatura ambiente (usei manteiga, obviamente!)
3-4 bananaas maduras (usei duas bananas nanicas enormes)
gotinhas de sumo de limão;


Para a massa do bolo:

1 1/2 xíc. (210g) de farinha de trigo;
1 c. chá de fermento químico em pó;
1/2 c. chá de bicarbonato;
1/2 c. chá de sal;
1 c. chá de canela em pó;
3/4 xíc. (150g) de açúcar cristal;
2 c. sopa (30g) de manteiga derretida, com ou sem sal;
1 ovo e 1 clara (usei dois ovos inteiros)
1 xíc. (250g ou aprox. 2 bananas) de banana bem amassadinha com um garfo;
1/2 xíc. de sour cream (meça 1/2 xíc de creme de leite fresco e junte 1 c. sopa de sumo de limão. mexa e deixe em temperatura ambiente por 30 min. O creme de leite ficará mais espesso e espumoso, com um gostinho ácido produzido pela interação com o limão);
1/2 c. chá de extrato de baunilha;
1/2 xíc. de gotinhas de chocolate amargo, ou chocolate amargo bem picadinho (usei chocolate belga 80%cacau que você pode comprar aqui;


Preparo:

1. Comece pela cobertura. Despeje o açucar mascavo e a manteiga (ou água, se optar por isto) na assadeira do bolo e aqueça direto na chama do fogão em fogo baixo, mexendo até que o açucar se dissolva por completo. Se estiver usando manteiga mexa até que o açucar comece a borbulhar, então tire do fogo. Não se importe se restarem alguns carocinhos de açucar.

2. Deixe esfriar até a temperatura ambiente;

3. Descascque e fatie as bananas em rodelas de 0,5 a 1cm de espessura e disponha sobre a calda de açucar, cobrindo bem o fundo da assadeira;

4. Espalhe algumas gotinahs de limão por cima, para evitar que escureçam enquanto prepara a massa do bolo.

5. Pré-aqueça o forno em 180ºC;

6. Numa tigela grande misture os secos: farinha, fermento, bicarbonato, sal e canela, certificando-se de que não restaram grumos de farinha (a receita não pede mas acho que peneirar antes a farinha facilita)

7. Adicione o açúcar cristal e misture novamente;

8. Numa tigela menor misture a manteiga derretida, os ovos, o purê de banana e o extrato de baunilha;

9. Faça um buraco no centro da mistura dos secos e despeje a mistura dos molhados até quase tudo ficar misturado. Não mexa demais a massa.

10. Por último, incorpore delicadamente as gotinhas de chocolate (ou o chocolate picado);

11. Despeje cuidadosa a massa na assadeira já preparada, com o cuidado para não desmanchar a camada de bananas carameladas. Nivele a massa com a ajuda de uma espátula.

12. Asse o bolo por 40 min, ou até que o centro do bolo pareça firme quando vc o tocar. (como vai o chocolate na massa, o teste do palito não funciona bem porque por mais que o bolo já esteja assado o palito sairá melado de chocolate.) 

13. Retire do forno e deixe esfriar por 20 min;

14. Solte a lateral do bolo com a ajuda de uma faca e inverta o bolo já no prato de servir.

Sugestão do Lebovitz; servir o bolo ainda quente, acompanhado de sorvete de creme ou chantilly!




Nenhum comentário:

Postar um comentário