sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hot, hot, hot: jalapeños assadas com mozzarella e saladão de agrião, radicchio e tomates para encerrar o fim de semana




Encontrei jalapeños lindas e fresquíssimas em uma das poucas bancas abertas no final da manhã do sábado em que visitei o mercado do CEASA Campinas e comprei meia dúzia delas... além dos maços de aspargos e radicchiosà preço de banana madura.

Domingo à noite, imbuída de espírito aventureiro, decidi com a cara e a coragem fazê-las assadas no forno com mozzarella gratinada e, para acompanhar, uma salada caça-sobras com um dos raddichios recém adquiridos,   um punhado da rúcula remanescente do consumo da semana, o último tomatão italiano da minha fruteira e pecãs tostadas.

As jalapeños já estavam todas vermelhas de tão maduras e a pele rajada indicava a ardência das danadas. A única coisa a ser feita era cortá-las ao meio, retirar todas as sementes e a maior quantidade de pele branca possível e rezar para não sair fogo pelas ventas após a primeira mordida!

Assei em forno alto, infernal, beirando 250ºC, embrulhadas em papel alumínio por 20 min. Após esse tempo retirei do forno para colocar a mozzarella ralada, abaixei a temperatura para uns 200ºC e assei-os (desta vez sem o papel alumínio) por mais uns 5 minutinhos, o tempo necessário para o queijo gratinar.

O aroma era dos deuses e à primeira mordida as jalapeños se mostraram suaves e adocicadas, deliciosas, aromáticas... um caso de amor. Mas depois, meus caros, a picância vem à galope espalhando a dormência pelo lábio, afinando o sangue e espessando a língua!

Só reconhece o prazer quem curte o ardido, então se não for o seu caso pule fora, asse grandes pimentões vermelhos e delicie-se com a primeira parte da história.

Lá em casa os meus vivem sob o lema 'quanto mais quente melhor'... já eu fico em cima do muro e devoro pimentas com alterações bruscas de humor.

Depois de meia hora conclui que foi uma boa experiência, mas poderia ter sido melhor se tivesse me lembrado de preparar um sour cream para acompanhar e neutralizar o ardidão das jalapeños. Se tiver a oportunidade de planejar melhor seu jantar mexicano reserve uma xícara de creme de leite fresco e adicione 1 colher de sopa de sumo de limão. Misture e deixe descansar em temperatura ambiente por 1/2 hora e então terá um sour cream espesso e cremoso para aplacar o fogo das ventas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário