quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salada perfumada de broto de girassol, cogumelos na manteiga e minha orquídea guerreira!





Ontem à caminho do clube parei para comprar água numa frutaria-boutique- metida-à-chiquetosa  e não resisti a um passeio descomprometido, apenas para checar as novas tendência do reino hortifruti, sabe? Daí me deparei com um macinho de broto de girassol que me conquistou na hora, tanto pela novidade quanto por sua aparência de coisa fresca, crocante e saborosa.

Carreguei um comigo e no caminho até o caixa apanhei uma bandeja de portobello gigante, umas laranjas bahia escandalosamente laranjas e um limãozão siciliano... ah! comprei pãezinhos já pensando no café da manhã e alguns figos turcos porque ninguém é de ferro, não é? ...e o preço estava ótimo, contrariando minhas expectativas habituais em relação a estes redutos da elite saudável que só compra orgânicos.

É claro que me esqueci da água e precisei voltar para buscar! O passeio valeu à pena e já inclui a tal 'boutique' no meu circuito de compras, enquanto não me organizo para receber a cesta de orgânicos em casa, por um preço ainda mais acessível e a certeza de fomentar um pequeno négocio honesto e regional. 

Chegando em casa lavei os brotos de girassol e preparei uma saladona refrescante, que servi com os portobellos na manteiga e shoyu. Se levei 25 minutos para preparar tudo foi muito, então deixo a dica de mais uma refeição tirada da cartola, para uma noite quente e corrida de meio de semana.

Os sabores delicados e perfumados da salada caíram muito bem com os portobellos amanteigados e salgados apenas pelo shoyu e o jantar foi aclamado pelos meus críticos residentes... quando o seu pequeno adolescente devora um pratão de salada de broto de girassol e implora por mais pratos com cogumelos no jantar você respira aliviada e contente com a vida :-) 

A as orquídeas vêm de brinde, como merecidos minutos de fama para a minha sobrevivente de tantas mudanças, guerreira adaptável que a cada ano floresce mais bonita e farta!

Salada de broto de girassol, ricotta, manga, noz pecã, raspas de limão siciliano e água de flor de laranjeira

rendimento: para 3-4 pessoas;
tempo de preparo: 15 minutos com muita calma ;-)


Ingredientes:

1 maço de broto de girassol lavado e escorrido;
1/2 manga (madura mas firme) cortada em cubos;
100g de ricotta fresca;
raspas e suco de meio limão siciliano;
15 noz pecã tostadas rapidamente na frigideira e partidas ao meio;
1/2 c. chá de água de flor de laranjeira;
sal e pimenta do reino branca moída na hora a gosto;


Preparo:

1. Na tigela em que vai servir a salada esfarele bem a ricotta com um garfo. Acrescente metade das raspas de limão e misture;

2. Tempere com sal e pimenta conforme seu gosto (eu sugiro um sal suave e uma calibrada na pimenta...);

2. Adicione a manga em cubos e misture para deixá-la envolvida pela ricotta temperada;

3. Acrescente o broto de girassol aos poucos, misturando a cada adição para não deixar a manga todo na fundo;

4. Despeje a água de flor de laranjeira, o sumo e o restante das cascas de limão em por último salpique as pecãs tostadas por cima.



Cogumelos Portobello no shoyu e manteiga

rendimento: 2 porções grandes ou 4 pequenas (ou três médias... ;-) )
tempo de preparo: 15 min com calma;

Ingredientes:

200g de cogumelos portobello gigante;
1 cebola pequena cortada em cubos;
1 colher d esopa de manteiga;
1 fio de azeite;
1 fio generoso de shoyu;


preparo:

1. Não lave seus cogumelos, se estiverem muito sujo de terra apenas limpe-os com um papel toalha. Corte-os em quatro ou seis partes, dependendo do tamanho. Reserve;

2. Em fogo médio, aqueça bem a manteiga com um fio de azeite (para não queimar a manteiga) numa frigideira de beiradas altas;

3. Despeje a cebola e refogue até que fiquem bem macias e douradas;

4. Aumente o fogo para alto e acrescente os cogumelos. Regue com um fio generoso de shoyu e refogue até os cogumelos murcharem um pouco e ficarem macios, porém resistentes. (vá experimentando até encontrar a consistência de sua preferência.

5. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário