segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Após um longo e quente inverno: risotto de aspargos e camembert



Não que seja uma regra... mas como prefiro jantares frugais e durante a semana não consigo almoçar em casa, o risotto aparece à nossa mesa nos almoços de fim de semana. Apesar de ser um prato rápido, gosto de cozinhá-lo com calma, organizando os ingredientes já medidos e preparados sobre a bancada e verificando frequentemente o ponto dos grãos de arroz, entre um gole e outro do mesmo vinho utilizado na receita.

Certamente foi o calor deste inverno que me levou a almoços ainda mais frugais do que os jantares de meio de semana, até o dia em que o tempo virou e no primeiro friozinho da primavera preparei este risotto delicioso com os igualmente primaveris aspargos e um queijo cremoso, marcante como o camembert. Isto, três talinhos de salsão, um punhado de suas folhas para decorar e nada mais. Todo o brilho e protagonismo para os meus estimados aspargos!

Já expliquei -o quão detalhadamente pude -o passo-a-passo do risotto aqui e para preparar este basta utilizar o mesmo caldo e método, acrescentando os aspargos assados (receita adiante) na metade do cozimento do arroz, o camembert entra logo na sequência dos talos de aspargos, alguns minutinhos antes de desligar a panela e as pontas dos aspargos ao final, já com o fogo desligado, deixando as mais bonitas e fartas para a hora de servir.

obs. Como o camembert já adiciona cremosidade ao risotto e tem um sabor marcante que eu adoro, omiti a manteiga e o parmesão ralado ao final, mas se preferir utilize-os a gosto! 

Aspargos assados -para um risotto, um grelhado...para servi-los puros ou com Sauce Hollandaise ou o que mais sua imaginação permitir!


Ingredientes:

1 maço de aspargos;
sal pimenta e azeite a gosto;

Preparo;

1. Pré-aqueça o forno em 250ºC e forre um assadeira com papel alumínio,deixando uma sobra que dê para cobri-la.

2. Lave cuidadosamente os aspargos para não destroçar as pontas e corte a parte inferior dos talos (aprox. 3cm), descartando-a ou guardando em recipiente fechado na geladeira para utilizar no preparo de um caldo de legumes.

3. Regue o papel alumíniio com um fio de azeite e disponha os aspargos lado a lado, sem sobreposições. Salpique a pimenta do reino moída na hora, o sal e regue com mais um fio de azeite;

4. Cubra com o papel alumínio restante e feche bem as beiradas. leve ao forno por aproximadamente 15 min, descubra o papel alumínio e deixe no forno mais uns 5 minutinhos para tostar. Você quer que os aspargos fiquem macios mas ainda al dente, pois eles ainda serão brevemente cozidos no risotto.

5. Retire do forno e corte o talo em pedaços de 3-4 cm, reservando as pontas para os momentos finais do risotto e para a decoração do prato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário