sábado, 20 de outubro de 2012

Guacamole para mimar o filhote louco por comida mexicana e apimentada







Na minha vizinhança há dois restaurantes mexicanos de excelente qualidade, na minha singela avaliação. Os dois são muito agradáveis e ambientados no mais fidedigno estilo kitsch mexicano. Num deles as fajitas são mágicas e no outro encontro a quesadilla mais saborosa que já provei, acompanhada da exclusiva "salsa pra macho" super apimentada.

Mas, com licença, tratando-se de guacamole os meus críticos residentes dizem que não há melhor do que o meu!

Eu fico lisonjeada mas, para ser bem franca, não faça nada muito diferente, elaborado ou cheio de segredos. Talvez seja a qualidade do abacate e o frescor do coentro recém apanhado do quintal. Capricho no limão também, e acho que isso pode fazer diferença por  realçar o sabor amanteigado do abacate ;-)

Geralmente sirvo acompanhado de salada e doritos mesmo (meu momento alimentar permissivo e condescendente), ou por cima de uma fatia grossa de pão rústico regado ao azeite, tão prazeroso que me dá água na boca só de pensar!


Guacamole da minha cabeça

tempo de preparo: 15 min.
rendimento: para 2-3 pessoas (dobre ou triplique a para mais convivas)

Ingredientes:

1 avocado maduro mas firme;
1 cebola cortada em cubinhos bem pequenos;
1 tomate grande, sementes e partes brancas removidas, cortado tam´bém em cubos pequenos;
1 limão tahiti espremido na hora;
3 ou 4 pimentas ardidas em conserva ou frescas picadas em cubinhos;
coentro, sal e pimenta do reino moída na hora à gosto


Preparo:

1. Numa tigela média (pode ser a mesma em que irá servir o guacamole) junte a cebola, o tomate, a pimenta e o coentro, todos já devidamente picados, regue com um fio generoso de azeite, uma boa pitada de sal e pimenta do reino moída na hora e misture bem.

2. Remova toda a polpa do avocado e despeje em outro recipiente.

3. Esprema o limão sobre a polpa (retirando as sementes, se alguma escapar) e com a ajuda de um garfo, vá amassando o avocado ao mesmo tempo em que mistura o sumo do limão. (eu não gosto de amassar muito, prefiro deixar uns pedaços maiores mas é questão de gosto.

4. Incorpore a polpa aos outros ingredientes da tigela e acerte o tempero se precisar. 

5. Sirva imediatamente ou leve à geladeira até a hora de servir.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário