terça-feira, 30 de outubro de 2012

Paté de fígado de Halloween, só porque é com abóbora!





Há muito tempo venho ensaiando preparar com minha mãe uma receita de família de paté de fígado de galinha. Lembro que quem fazia era uma amiga da minha avó e ele vinha desenformado à mesa. Por cima tinha uma espécie de gelatina translúcida e amarelada, com o gostinho do paté e qualquer coisa com um fundinho de caldo de frango... deliciosa!

Mas numa tarde desta semana em que saí mais cedo do trabalho para cuidar de uma indisposição do meu filho, dei o maior balão na minha mãe, nos planos de reproduzir a receita tradicional de família e resolvi, de supetão, executar uma receita que encontrei aqui, numa busca que começou com "growing vegetables at home" e já nem me lembro como cheguei ao paté, mas enfim, o que me seduziu na receita foi a abóbora e a possibilidade de substituir o cream cheese pelo  meu iogurte grego mosquiabundo na geladeira.

Foi a primeira vez na minha vida em que manuseei uma víscera e o fiz numa mistura de asco e fascínio pelos nacos tintos e escorregadios, que após as pequenas incisões feitas para retirar-lhes o filamento de gordura pareciam regenerar-se num gigante e único fígado amalgamado.

Muito estranho.

Após esta etapa tudo transcorreu rapidamente e sem tensão. Ao contrário do que imaginava, este paté é feito em pouquíssimas etapas e, depois de refogado o fígado e assado a abóbora, é só bater todos os ingredientes no  liquidificador, temperar, refrigerar e servir após 2h. Fantástico!

Pela lembrança da infância resolvi enformá-lo, mas não é necessário.  Pode servi-lo num ramekin, polvilhado com paprika ou pimentas moídas na hora (este paté vai muito bem com pimenta), acompanhado de torradinhas, grissini e pãezinhos rústicos.Ou ainda, para quem quiser dar um tom de Halloween, sirva aos seus convidados guarnecido com abóboras e outros legumes assados, que inclusive ficam uma delícia com uma colherada do paté por cima (e suas amigas/amigos de dieta low-carb ou gluten-frre vão adorar!). Outra idéia: sirva o paté em mini morangas, para um estilo Jack'O Lantern ;-)

O sabor do fígado é bem pronunciado e a abóbora quase não se sente, contribuindo para uma cor mais quente do paté ( e talvez um pouco adocicada). Este foi o primeiro paté de fígado que fiz e há muito tempo não como aquele das festas de adulto da minha infância, portanto, não tenho muito com o que comparar, só sei que achei uma delícia. Talvez um pouco mais de pimenta, como sugeriu um colega do trabalho. Ou com um pouco de mostarda que não vai na receita original, mas minha mãe disse que combina bem.

Ah! Ia esquecendo, esta receita rende um bocado que saí distribuindo paté de fígado... no trabalho, para uma amiga levar para casa... Mais acostumados com meus quitutes doces, alguns acharam estranho, mas quem provou gostou!


Paté de fígado de galinha e abóbora assada

minimamente adaptado do blog Greedy Gourmet

tempo de preparo: 50 minutos (já incluído o tempo para assar a abóbora) + 2h-3h de geladeira
rendimento: aproximadamente 2 formas pequenas de bolo inglês
Ingredientes: 


  • 600-700g de abóbora cabotiã
  • 400g de fígado de galinha, limpos e sem filamentos brancos de gordura;
  • 1 cebola média, picada em cubinhos;
  • 1-2 dentes de alho amassados;
  • 1 c. sopa de azeite;
  • 225g de cream cheese (eu utilizei iogurte natural caseiro);
  • sal, noz moscada e pimenta do reino moída a gosto;
  • paprika (ou pimenta calabresa em flocos) ou manteiga derretida para decorar;
Preparo:

1. Pré aqueça o forno em 220ºC. Corte a abóbora em quartos e retire as sementes. Coloque os quartos com a casca para baixo numa assadeira . Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta do reino moída, a gosto. Asse por 40 minutos ou até que a polpa esteja bem macia. Retire do forno e reserve para esfriar;

2. Enquanto a abóbora assa, refogue o fígado. Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande, adicione a cebola picada e cozinhe até amaciar;

3. Adicione o alho e o fígado de galinha. Cozinhe em fogo alto por 3-4 minutos, ou até que o fígado esteja cozido por dentro e um pouco dourado por fora. (eu demorei uns 10 minutos para chegar neste aspecto). Remova do fogo e deixe esfriar;

4. Despeje o iogurte (ou o cream cheese) no copo do lquidificador e adicione o fígado refogado e a polpa da abóbora (que vc vai tirar da casca com uma colher). Bata até homogeneizar;

5. Acerte os temperos, adicionando pimenta, noz moscada, um pouco mais de sal se necessário ou mostarda se quiser.

6. Transfira o paté para os ramekins, ou para as mini abóboras e acerte a superfície com uma espátula. Refrigere por 2h e então sirva, salpicado de paprika (eu não tinha então usei pimenta calabresa).

Para enformar:

Se preferir enformar, revista uma forma pequena de bolo inglês com papel filme, deixando uma sobra para içar o paté depois de firme. Despeje o paté sobre a forma preparada, acerte com uma espátula e cubra com uma camada de papel filme. Leve à geladeira por 3h ou o tempo suficiente para o paté firmar.

Retire cuidadosamente o paté segurando pelas sobras laterais de papel filme até removê-lo da forma. Imediatamente vire-o no prato ou travessa de servir. Decore com a pimenta calabresa ou a páprika e algumas fatias de abóbora assadas com a casca, como fiz. 

Para armazenar:

Uma dica  da Michelle do blog GreedyGourmet, que publicou a receita: para armazenar por mais tempo na geladeira tranfira o paté para um pote de vidro (bem limpo e melhor se esterilizado) com tampa, deixando 1 dedo até a boca. Derreta um pouco de manteiga, retire a espuma e 'sele' o vidro com 1 dedo de manteiga. Tampe e guarde na geladeira por até 1 semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário