segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ragú de abobrinha e os primeiros temperos do meu quintal



Finalmente, após seis semanas de ansiosa espera podei drasticamente meus pezinhos de manjericão e salsinha para dar-lhes mais força e estimular novas ramificações e desta vez  vieram folhinhas suficientes para temperar nosso almoço!

Eu queria desesperadamente dar cabo às três abobrinhas moribundas da minha fruteira pois sentia-me imensamente culpada em refutar-lhes o destino para qual foram adquiridas: bolo de chocolate e abobrinha. 

Acontece que já havia preparado muffins de chocolate e mais de um doce por semana não pode. Na minha dieta não pode. E quero perder os cinco quilos que já me torram os piriquás há uns quatro anos. E busquei ajuda de uma nutricionista que me passou uma dieta bem razoável, na qual me farto com cinco frutas por dia para compensar o doce que só é permitido uma vez por semana.

No pain no gain  ;-)

As abobrinhas. Ao invés de bolo, ragú. E que delícia! Não podia ser diferente já que a receita é da minha musa mestra inspiradora Alice Waters, cheia de carinhos e cuidados para extrair o máximo de sabor, textura e aroma de seus ingredientes.

Servi com spaghetti "à la hóstia", o que traduzo pelo modo mais neutro possível: cozido na 'quente água' e refogado brevemente apenas com azeite e sal.

E ficou delicioso como imaginava, agregando somente textura e sustância ao ragú de sabores sutis e aromas frescos mediterrâneos.

Fiz esta receita no almoço mas pela rapidez e simplicidade no preparo pode ser uma bela pedida para aquele jantar corrido de meio de semana, no qual até me arrisco em substituir a massa por um bom naco de pão rústico italiano, com direito à chuchadas no fundo da panela!


Ragú de Abobrinha com Bacon e Tomate

tal e qual explica Alice Waters em seu A Arte da Comida Simples

tempo de preparo:35 minutos

rendimento: 2 porções generosas 


Ingredientes:


  • 3 abobrinhas médias, cortadas em rodelas de aproximadamente 0,5 cm;
  • 1 lata de tomate pelado, sem sementes e cortados em cubos;
  • 1 cebola cortada em cubos;
  • 2 fatias de bacon ou pancetta cortadas em tiras ou cubos;
  • 2 c. copa de azeite;
  • um punhado de salsinha e manjericão lavados e picados;
  • sal e pimenta do reino moída na hora à gosto;

Preparo: 

1. Misture sal nas abobrinhas e coloque-as num escorredor para que soltem água;

2. Em uma panela grande de fundo grosso aqueça o azeite e junte o bacon (ou pancetta) e a cebola. Cozinhe em fogo médio até a cebola ficar macia e tranlúcida (aproximadamente 10 min.);

3. Acrescente os tomates picados e cozinhe até que os tomates comecem a se desfazer (aprox. 7 min.) mexa de vez em quando e se precisar abaixe o fogo para nada grudar no fundo da panela;

4. Junte então as abobrinhas e continue mexendo de vez em quando, até as abobrinhas amaciarem e o caldo engrossar. Se o molho estiver cozinhando rápido demais ou grudando no fundo da panela, abaixe o fogo;

5. Quando a abobrinha estiver 'al dente' acrescente o sal, a pimenta do reino moída na hora e a salsinha e o manjericão;

6. Prove, acerte o tempero se necessário e sirva quente (sobre a massa, como fiz) ou em temperatura ambiente, como entrada, ou por cima de pão tostado esfregado com um dente de alho, como sugere Alice Waters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário