quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Torta mousse das amoras lá da minha praçona!

 
 
 
 
 
Quatro são os gigantescos pés de amora lá da praçona minha vizinha. E todos estão carregadíssimos que realmente não tenho vergonha de sair de casa com um pedaço de lona debaixo do braço, estendê-la sob os galhos curvados, fartos de tantos frutinhos, e chacoalhar até uma chuva de amoras madurinhas pontilhar de negro seu azul vinil.
 
A aventura rendeu uma baciada de amoras que virou geléia, suco e o recheio desta torta deliciosa que preparei numa noite calda de inverno.
 
A base da torta foi a mesma que fiz para a banoffee pie e ficou esfarelenta demais, como comentei aqui. Por isto, reitero a sugestão da bolocha de farinha integral ou aveia, a tradicional e doce bolacha maizena (omitindo o açucar, neste caso), ou ainda, para quem tem acesso, os 'digestive biscuits'.
 
Também vou adiantando que após este esfarelamento da base de bolacha cream cracker genérica de cesta básica, pesquisei umas receitas de digestive biscuits e já coloquei na minha lista imaginária de quitutes futuros ;-)
 
A idéia da torta não foi nada original mas ficou uma delícia. A base já estava pronta e devidamente refrigerada na forma, coberta com filme plástico e apenas aguardando seu misterioso recheio. Então lembrei-me da mousse de frutas vermelhas que preparei para a Charlotte de aniversário do Café e vislumbrei a oportunidade de começar a aproveitar aquela quantidade monstro de amoras recém apanhadas do pé.

Única modificação na receita original foi a quantidade de gelatina: reduzi para obter um recheio mais cremoso, já que para esta sobremesa caberia algo menos estruturado. Não fiz muito doce propositalmente, para não mascarar o açucar da fruta, muito mais saboroso. Se preferir, aumente a quantidade do açúcar, sobretudo se suas frutas não estiverem bem docinhas.
 
Meus críticos residentes gostaram do quitute, mas percebi que os bolos lhes causam muito mais entusiasmo. Doce impasse familiar, já que abro mão de quantos bolos vierem em nome de uma fatiazinha de torta, seja de fruta ou cremosa, firme, esfarelenta, quente, fria, chocolatuda... e vou parar de falar antes que eu desista de preparar o bolo que prometi esta manhã para o Chéri.
 
   
Torta mousse de amoras
 

Ingredientes:
 
Para a base da torta:
receita do blog Technicolor Kitchen 
 
rendimento: 1 base para torta de 25 cm e outra de 18cm, igual a da foto
 
(quantidades duplicadas da receita original)
  • 200g (1 pacote) de biscoito água e sal moído (no processador, liquidificador, ou no pilão mesmo, como fiz)
  • 4 c. sopa de açúcar cristal;
  • 1/2 xícara  (110g) de manteiga derretida
  • 1/4 c chá de sal
  
Preparo da base:

1. Pré-aqueça o forno em 180ºC. Numa tigela grande despeje o biscoito moído, misture o açucar e então junte a manteiga derretida, misturando tudo.
 
2. Cubra o fundo e as laterais da forma escolhida (de fundo removível, ou de fundo e laterais removíveis), pressionando bem a 'farofinha' com a ajuda de um copo.
 
3. Asse a base no forno pré-aquecido por 5-10 min, até que ela saia sequinha. Retire do forno, deixe esfriar um pouco, cubra a forma com papel filme e leve à geladeira até o momento de montar a torta. (A base pode ser preparada com antecedência de até cinco dias, período em que ela se conserva na geladeira)
  
 
 Para o recheio de mousse de amora: 
 
Ingredientes:
  • 400g de amoras lavadas e cabinhos removidos  e algumas inteiras para decorar (é uma chatice remover os cabinhos à mão, um por um, esfarelando cuidadosamente a polpa para não quebrá-los e impedir a remoção da parte interior. Se tiver um passa-verdura é o fim de seus problemas: use a peneira de furos mais grossos e a polpa preservará um bom tanto de sua consistência e os cabinhos são retidos na peneira. Também não sei como ficaria a mousse com cabinhos e tudo, de repente não faz tanta diferença, mas preferi removê-los, imaginando que não acharia agradável sentir farpinhas na mousse cremosa);
  • 40g de açúcar;
  • 3 fls de gelatina;
  • 400g de creme de leite fresco batido em ponto de picos suaves;
 
 Preparo do recheio:
 
1. Aqueça numa panela as amoras e o açúcar. Quando começar a levantar fervura e retire do fogo;
2. Enquanto isto, coloque as folhas de gelatina para hidratar em um pouco de água gelada por cerca de 3 minutos;
3. Retire a gelatina da água, esprema-a com as mãos para retirar o excesso de água e então misture-a na panela da polpa da fruta, mexendo bem para dissolvê-la por completo;
4. Enquanto esta mistura de frutas esfria bata o creme de leite na batedeira ate obter picos suaves;
5. Quando o purê de frutas atingir a temperatura ambiente junte-o ao creme batido, incorporando-o delicadamente para não desmontar o creme e até que tudo esteja homogeneizado;

Montagem da torta:

1. Quando o recheio estiver pronto retire a base da geladeira e despeje o recheio, cobrindo todo o fundo da base com a ajuda de uma espátula ou colher;

2. Espalhe algumas amoras inteiras na superfície para decorar.

3. Cubra a torta com filme plástico ou algo que o valha (para a torta não absorver os sabores da geladeira)  e refrigere até o recheio firmar - aproximadamente 4h ou da noite para o dia.
 
4. Sirva gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário