sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cheesecake com calda de pitanga para o meu Chéri



Quinta feira passada foi aniversário do Chéri e quis preparar este cheesecake (como sempre estreiando em alto risco) super mega blaster especial, feito com todo o carinho do mundo com o meu cream cheese caseirinho e, para dar um toque pessoal, tropical e refrescante, cobri com uma calda feita com as pitangas incrivelmente doces que colhemos na vizinhança uns dias antes.

Como foi uma comemoração meio que surpresa e na correria do meio de semana, preparei uma mesa bem simples e elegante para servir o cheesecake acompanhado de espumante, grissinis rústicos e muitas flores. Parti da cor da calda de pitanga para escolher os tons usados na decoração e deixo esta dica aqui para quem tem dúvidas nesta hora. Combinar a decoração com a cor do prato principal ou uma cor complementar pode criar um efeito sofisticado em elementos simples.

Este cheesecake não ficou doce nem enjoativo, tanto que consegui comer umas duas fatias consideráveis de uma só vez. De sabor suave e textura macia, combinou bem com a calda de pitanga, que adiciona  um sabor azedinho picante ao doce brando do cream cheese. Isto sem falar no potencial estético destas frutinhas que parecem moldadas no saco de confeiteiro (aliás não é à toa que um dos ornamentos mais delicados e utilizados na confeitaria é o bico pitanga!) e que, conforme as dispunha no doce me lembravam pequeninas lanternas chinesas.

Cheesecake com calda de pitanga

receita do blog Simply Recipes, e a calda meu improviso

tempo de preparo: 30min + 1h30 de forno + 8h na geladeira (vale a pena!)
rendimento: fiz meia receita e obtive um cheesecake de aprox. 17cm de diâmetro. Se fizer a receita inteira utilize uma forma de 23 cm com fundo removível ou de torta (aquela que abre nas laterais)

Ingredientes:

Para a base:
  • 2 xícaras de biscoito maria (utilizei de aveia e mel integral) moídos no processador (meça depois de moer), um pouco menos do que dois pacotes deve bastar.
  • 2 c. sopa de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 70 g de manteiga sem sal derretida (se utilzar com sal, omita a pitada) 

Para o recheio:
  • 900g de cream cheese em temperatura ambiente (cada xícara tem 225g de cream cheese, aproximadamente)
  • 1 1/3 xícara de açúcar cristal (270 g)
  • uma pitada de sal
  • 2 c. chá de extrato de baunilha
  • 4 ovos do tipo grande
  • 2/3 xícara de sour cream (160 ml) para fazer o sour cream é só medir a quantidade necessária e misturar uma colher de chá de limão espremido e aguardar 30 minutos para espessar.
  • 2/3 xícara de creme de leite fresco (160 ml)
Para a cobertura de calda de pitanga:


  • 2 xícaras de pitanga descaroçadas
  • 1 xícara de açucar cristal;
  • 1/2 xícara de água ou um pouco mais até dar o ponto de calda 
  • algumas pitangas para decorar

Preparo:

  1. Comece pela base. Pré aqueça o forno em 175ºC. Numa tigela grande misture o biscoito moído, o sal e o açúcar. Acrescente a manteiga derretida e misture bem, até obter uma forofa úmida, com consistência de areia molhada.
  2. Como o cheesecake será assado em banho maria e a forma deve ter o fundo ou o fundo e as laterais removíveis, é importante prepará-la para evitar que entre água e encharque a base. Proceda do  seguinte modo: embrulhe por fora o fundo da forma e as laterais com papel alumínio, com bastante cuidado para não rasgar. Repita a operação com outra folha de papel alumínio para garantir o isolamento. Dobre as sobras das laterais até a altura da forma e pressione esta camada de papel alumínio para o mais perto da forma possível;
  3. Agora que a forma já está preparada, forre o fundo da forma com esta farofa de biscoito, preenchendo toda a superfície e pressionando com um copo de vidro para aglutiná-la bem.
  4. Coloque-a cuidadosamente no forno para assar por 8-10 minutinhos (apenas o tempo suficiente para secar a base). Retire do forno, diminua a temperatura para 160ºC, e deixe a base esfriando enquanto prepara o recheio;
  5. Coloque o cream cheese na tigela da batedeira e bata em velocidade média por 4 minutos, ou até que fique macio e cremoso. Adicione o açúcar e bata por mais 4 minutos;
  6. Acrescente o sal e a baunilha, batendo a cada adição até incorporar. Adicione os ovos, um a um, batendo por mais 1 minuto a cada adição. Adicione o sour cream, bata até incorporar e finalmente adicione o creme de leite fresco, batendo até incorporar. Durante a adição dos ingredientes ocasionalmente raspe as laterais da tigela com uma espátula para certificar-se de não deixar qualquer gruminho na massa.
  7. Coloque a forma do cheesecake numa assadeira de beiradas altas. Despeje o recheio sobre a base, alisando a superfície com uma espátula. Complete até a metade da assadeira com água fervente para fazer o banho maria e cuidadosamente coloque a forma na grade inferior do forno.
  8. Asse por 1h30, ou até que o recheio esteja firme quando der uma chacoalhada bem leve no fogão. Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar lá dentro por aproximadamente mais uma hora, colocando uma colher de pau presa na porta do forno para permitir o esfriamento gradual. Este processo impedirá que o cheesecake rache.
  9. Quando totalmente resfriado cubra com papel alumínio e leve à geladeira por 8h, no mínimo, ou de preferência até o dia seguinte.
  10. Prepare a calda de pitanga. Junte numa panela em fogo médio as pitangas descaroçadas, a água e o açúcar e mexa até que o açúcar dissolva e a mistura engrosse, adquirindo a aparência de uma geléia grossa. Se necessário diminua o fogo para não queimar. 
  11. Retire esta polpa da panela e passe na peneira, descartando ou reservando a polpa para outro uso e devolvendo o liquido coado para a panela.  
  12. Em fogo médio aqueça este caldo e acrescente um pouco mais de água até obter a textura de calda desejada. Lembre-se que a calda endurece depois de resfriada e imagine o ponto ideal para despejá-la sobre o cheesecake sem danificar a superfície (o que aconteceria se estivesse muito grossa), mas também não muito líquida para não escorrer tudo pelas beiradas e não formar aquela superfície espelhada.
  13. Quando a calda esfriar cubra toda a superfície do cheesecake com a calda e devolva a geladeira para resfriar.
  14. Agora a montagem: Instantes antes da hora de servir retire o cheesecake da geladeira e todo o alumínio que está em volta. Raspe as laterais da forma com uma faca de ponta afiada e desenfome cuidadosamente no prato de servir;
  15. Decore o cheesecake com as pitangas reservadas da maneira que preferir e sirva gelado.










Nenhum comentário:

Postar um comentário