terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um tabule diferente: trigo, radicchi, tomates, queijo fresco, limão e gergelim

~



Nas últimas semanas o calor é tão infernal que simplesmente perdi a vontade de acender o forno e, cá entre nós, até as bocas do fogão. Estamos vivendo a base de pão francês, frios, queijos, sanduíches recheados de saladas, frutas, sucos, iogurte e leite frio. Até me recordei dos últimos meses da minha gravidez em que passei na casa da minha mãe no Rio e não conseguia comer qualquer coisa cozida ou quente, ou morninha.

Estou morrendo de vontade de preparar biscoitos de natal para pendurar na minha árvore tropical mas nada de criar coragem e esquentar a barriga (e todo o resto da casa) no forno. Ao invés disto, já decidi que neste ano a ceia de Natal será refrescante e leve, nada de assados e molhos e sobremesas pesadas, afinal, aqui é verão, carambolas! Já tenho algumas idéias mas vou guardar para não estragar a surpresa de quem chegará na véspera e de vez em quando bisbilhota por aqui.

Para não dizer que estou subnutrindo meu pequeno em fase de crescimento, um dia preparei panquecas de frango com tomate e pimentas e noutro este tabule que é mais uma idéia do que uma receita, só para lembrar o quanto os grãos são versáteis.  

O preparo é simples, só basta lembrar de lavar bem o trigo para quibe e colocá-lo de molho na água por algumas horas. Eu deixei de molho de manhã e quando voltei do trabalho no fim da tarde escorri bem e juntei com as verduras que tinha em casa. Tomate é sempre uma boa pedida, por causa do suco. Além disto, acrescentei quijo fresco, que também acrescenta umidade ao trigo seco, radicchio, cujo amargor caiu muito bem e trouxe profundidade ao sabor. para temperar limão espremido, sal e pimenta moída na hora e, uma adição de última hora que enriqueceu todo o paladar do prato foi o gergelim preto torrado brevemente na frigideira.

Pepinos também caem muito bem, são bem suculentos, mas todos eles foram utilizados no preparo de um gazpacho, refrescante e infalível. deixo aqui a idéia :-)


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ratatouille e as fofuras do meu quintal





A primeira vez que preparei Ratatouille foi logo depois que assiti ao filme homônimo e contei com a ajuda do meu pequeno, que nessa época estava com 8 ou 9 anos. Busquei a receita mais fiel à animação e já não me lembro onde encontrei :-(

O fato é que fizemos com o mesmo visual servido pelo Remy, o ratinho cozinheiro do filme (em rodelas espiraladas) e ficou super saborosa. Meu filho que quando mais novo só comia batata, ovo, pizza e macarrão, curtiu tanto a brincadeira que repetiu 2 vezes o Ratatouille, se deliciando com berinjelas, abobrinhas (que desde então é um de seus legumes favoritos) cebolas e tomates.

Ratatouille é um prato de origem provençal mas muito preparado na França toda, dizem que cada família tem sua receita e seu modo de cortar, temperar e servir. O que o caracteriza são os legumes citados acima, refogados ou assados em molho de tomate e temperado com ervas aromáticas frescas que juntas compõem o bouquet garni.

Nesta versão que servi sobre o meu spaghetti "à la hóstia", utilizei alecrim, tomilho, manjericão, orégano e louro, excetuando-se o último, todos frescos e colhidos do meu quintal. Puro orgulho. E estamos caminhando para que na próxima vez venham também de nossos canteiros as abobrinhas, berinjelas, cebolas e tomates. 

Por lá nossos verdes florescem no embalo das chuvas cada vez mais frequentes: alfaces, abobrinhas, jalapeños, pequenos figos e araçás, amendoim, espinafres e outros tantos crescem a cada minuto, assim como o novo integrante da família, Kiddo, o felino mais ousado, abusado e espevitado das redondezas, carinhosamente apelidado LPOS (Little Piece of Shit)! 





 Ratatouille

preparo: 15 min + 20 para refogar o molho de tomate + 30-40 min no forno.
rendimento: 2 porções grandes ou 4 como acompanhamento


Ingredientes:

Para o molho:

1 e 1/2 lata de tomate pelado;
2 cebolas picadas finamente picadas;
2 dentes de alho bem picadinho;
1 punhado de alecrim, manjericão, orégano e tomilho frescos, lavados e amarrados em feixe;
azeite, sal e pimenta do reino moída na à gosto

Para o ratatouille:

1-2 berinjelas;
2 abobrinhas médias;
3-4 tomates do tipo italiano ou rama (porque acho os mais saborosos, se preferir, utilize outro);
2 cebolas;



Preparo:

1. Pré aqueça o forno em 180ºC e enquanto ele esquenta faça o molho de tomate que aqui não tem mistério algum: refogue a cebola em um fio de azeite até amaciarem. Acrescente o alho e refogue até dourar. Junte os tamates pelados, o bouquet garni e refogue em fogo brando até os tomates se desfazerem e o caldo engrossar;

2. Acrescente o sal, experimente e ajuste se necessário. Desligue o fogo, retire o bouquet garni e bata rapidamente o molho no processador ou no passa verdura. reserve;

3. Corte os legumes em rodelas de 0,5 cm de espessura (se preferir antes de começar a fazer o molho corte as abobrinhas e a berinjela e disponha as rodelas sobre uma gradinha ou escorredor, salpique com sal e deixe por algunsminutos para soltar água. eu esqueci.) e, numa assadeira refratária, espalhe uma camada leve do molho de tomate.

5. Então disponha os legumes fatiados intercaladamente em forma de círculos, começando pelas beiradas. Cubra-os com o molho que restou na panela. Se preferir reserve 1/3 do molho para despejar no prato depois de pronto;

6 Regue tudo com um fio de azeite, salpique sal e pimenta do reino moída na hora, cubra com uma folha de papel manteiga cortada no formato da assadeira e leve ao forno para assar;

7. Asse até os legumes ficarem macios, porém al dente. Cheque após 15min e retire do forno quando atingirem a consistência almejada;

8. Com a ajuda de uma escumadeira ou espátula, retire cuidadosamente as rodelas em blocos, torcendo-as conforme as dispõem no prato de servir para formar um círculo menor.

9. Regue com o molho restante e coloque um ramo de manjericão ou alguma das outras ervas utilizadas no bouquet garni no topo para decorar.