domingo, 13 de janeiro de 2013

Pesto alla Genovese e as delícias da Itália



O Chéri chegou da Itália com uma mala de coisinhas delícias e muitas histórias para compartilhar. Em meio aos vinhos regionais, nuts sortidas, massas artesanais, arroz arbório de prima qualidade, moedor de café e pimenta, livros de receitas e queijos fenomenais, me encantaram os biscoitinhos "amaretti' da padaria que ele  frequentava na cidadezinha em que estudou, o panforte sienese que eu tanto queria provar, a mostarda cremonese para rechear os vindouros tortelli di zucca que amamos, o melhor torrone do universo, coberto com chocolate e rum e o nacão de pecorino sardo que ele trouxe especialmente para o preparo do pesto alla genovese, tal qual indicado na receita original que aprendeu por lá.  




Talvez seja difícil encontrar o pecorino sardo por aqui (ou não, confesso que nunca o procurei) e isto não é razão para deixar de preparar o pesto. É claro que o pecorino sardo, que é mais forte, curado e picante do que o parmegiano reggiano, faz-se sentir no pesto pronto, pois o sabor apimentado que bate lá no fundo da língua prolonga o gosto na boca, mas o que achei mais interessante foi prepará-lo todo no pilão, que inclusive é o que dá o nome a receita: pilão é pestello em italiano. Isto sim faz toda a diferença! 

Claro que já preparei o pesto com amêndoas, nozes, semente de girassol e até pinhão cozido, pois comprar pinoli aqui no Brasil é luxo. Mas que é muuuuito mais gosto com pinoli isto é, não se pode negar. A boa notícia é que, diferente do modo que eu preparava antes, utilizando meia xícara de outra semente ou noz, nesta receita tradicional, usa-se apenas 2 colheres de sopa de pinoli, o que me encoraja a comprar ricas 50g para um futuro preparo, quando a meu estoque importado e comprado a preço de banana nanica acabar.

Sirva o pesto com penne ou outra massa curta, de preferência com ranhuras, pois nelas o pesto penetra e se fixa perfeitamente. Ou utilize-o no, lugar de outro tempero, por exemplo, como base para uma pizza, ao invés do molho de tomates, em recheio de sanduíches, omeletes, por cima de um peixe assado ou grelhado... infinitas possibilidades de diversão e prazer. ;-)


Pesto alla Genovese 

tempo de preparo: 15 min.
Rendimento: 1 xícara (o suficiente para servir uma massa para 4 pessoas, sem repeteco!) 

Ingredientes:

  • 1 maço grande de manjericão fresco (mais fiel aquele italiano de folhas bem largas);
  • 1 xícara de azeite de boa qualidade, pois se fará sentir o sabor;
  • 2 colheres de sopa de pinoli;
  • 1-2 dentes de alho, de acordo com o seu gosto;
  • 2 colheres de parmigiano romano;
  • 1 colher de pecorino sardo;
  • 1 pitada de sal.
Preparo:

1. Coloque o dente de alho, o pinoli, o sal e as folhas de manjericão na cumbuca e vá pilando conforme acrescenta o azeite, até que os ingredientes formem um composto homogêneo;

2. Junte o pecorino sardo e o parmigiano, misture tudo e está pronto para servir temperando a massa, ou no prato que preferir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário