quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Batatas picantes à moda cajun e suas revelações


Estou namorando esta receita desde que adquiri o livro "Sabores da horta: receitas perfeitas para cada estação do ano", mas nunca conseguia prepará-la... no meio da semana fazemos refeições mais leves e os últimos fins de semana foram atípicos e atribulados de afazeres que não nos deram a calma suficiente para apreciar o que saía da cozinha.

Até que minha irmã garouta carióóca veio nos visitar e como de praxe requisitou bons quitutes para o jantar. É claro que quando recebo meus queridos abro mão dos bons hábitos frugais em nome de outro ainda melhor: o desfrute à mesa em boa companhia! Em outras palavras: dane-se a dieta e bora comer batatas e beber vinho com a manusca !

E mais uma vez a receita surpreendeu, alçando o livro de onde veio à categoria revelação do ano da minha modesta estante de culinária! Não posso dizer que é um livro altamente explicativo, detalhista, e às vezes até sinto falta de maiores informações como a temperatura do fogo para o cozimento, em qual grade assar, e se é preciso untar a bancada para trabalhar a massa, por exemplo.

Mas por outro lado, o livro traz técnicas até então desconhecidas por mim como de armazenamento e conserva de alimentos, dentre outras. E mesmo que seja a tradução de um livro americano, suas receitas trazem ingredientes cotidianos da minha dispensa em combinações simples e surpreendentes.

E outra revelação provocada por esta receita é a origem da culinária Cajun, que, ao contrário do que pensava até então (de origem mexicana, dããããã), o termo Cajun deriva da denominação "Acadia" -uma colônia francesa de emigrantes -os Acadians- assentada na costa nordeste da América do Norte, incluindo regiões do Canadá e EUA, desde o século XVII. Após disputas de território este pessoar migrou para o sul dos States, precisamente para o estado da Louisiana, na região em que ficou conhecida como Acadiana. Desde então, em contato com outras culturas como a nativa americana, caribenha, africana, espanhola e portuguesa, a riqueza da culinária cajun se expressa de maneira rústica e pratos executados com simplicidade, embora conste uma miríade de temperos em seu repertório: pimentão, cebola e salsão compõem a santíssima trindade desta cuinária (no linguajar dos chefs, conforme informa a santa mãe onisciente wikipedia) e pimenta cayenne, louro, salsa e cebolinha também são sabores predominantes.

Este foi meu rápido e panorâmico olhar sobre a cultura e culinária cajun, o suficiente para provocar cócegas e erupções de interesse e para pensar seriamente em conhecer o Mississippi nas próximas férias ;-)

Nesta receita também se utiliza páprica e seu sabor fica bastante acentuado no prato. O limão cortado em fatias e assado juntamente com as batatas mostrou-se uma técnica bem eficiente na mistura dos sabores. As batatas devem ser de boa qualidade, poís é a estrela do prato. Ficam suculentas e aromáticas... Servi acompanhada de salada de agrião e um bom e alto filé mignon ao ponto.

Só sobraram os limões para contar história, exceto aquele que meu filho distraídamente comeu logo na primeira garfada, pensando que era uma batata... embora eu tenha avisado a todos para cuidarem dos limões! Então recomendo que vc retire as fatias de limão antes de levar à mesa, é o que farei da próxima vez.



Batatas picantes à moda cajun
receita do livro prêmio revelação da minha estante: "Sabores da Horta -receitas perfeitas para cada estação do ano (apenas reduzi as quantidades para servir para 4 pessoas e com o que tinha em casa)

tempo de preparo: 10 min + 30-40 de cozimento no forno
rendimento: 6 porções

Ingredientes:
  • 4 batatas com casca (usei 1 batatéu enorme, daqueles de assar e rechear);
  • 1 limão cortado em seis fatias (usei siciliano);
  • 12 dentes de alho (usei 8 dentes);
  • 3 cebolas roxas cortadas em 8 fatias cada (no sentido longitudinal, não em rodelas... corte ao meio, cada banda ao meio e cada quarto ao meio) utilizei 1 roxa e 1 branca;
  • 4 folhas de louro (usei 3);
  • 3 c. sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de purê de tomate (utilizei um resto de molho picante de tomate para tacos que já tinha em casa);
  • sal e pimenta do reino moída na hora;
  • 1 c. chá de páprica;
  • 1/2 c. chá de pimenta cayenne;
  • 1 c. chá de orégano (colhi frescos do meu quintal);
  • 1 c. chá de tomilho (tb fresquinho do meu quintal);
  • 1/2 c. chá de cominho moído;
  • 6 c. sopa de azeite extravirgem;
  • 6 c. sopa de água;
*adicionei por conta e risco uma ponta de colher de chá da minha conserva de pimenta habanero chocolate mega blaster picante)

Preparo:
  1. Préaqueça o forno a 200ºC e ferva água numa panela grande;
  2. Corte as batatas em fatias grossas e cozinhe por 3 minutos na água fervente com um pitada de sal;
  3. Escorra bem e coloque-as numa assadeira de beiradas baixas com o limão em fatias, o alho, a cebola e o louro;
  4. Numa tigela ou jarra misture o restante dos ingredientes com 6 c. sopa de água e despeje sobre as batatas por igual, misturando tudo para cobri-las bem;
  5. Asse (eu assei na grade do meio) por 30-40 minutos, até as batatas ficarem al dente e o líquido secar. Vire-as durante o cozimento usando uma espátula. Sirva quente.

2 comentários:

  1. Olá, Pietra! Seu blog é muito lindo e a forma como voce publica(sempre comentando algo do cotidiano antes de expor as receitas de forma detalhada e facil de entender) me cativou muito. Aqui é um cantinho muito agradável de estar... Entrou na lista dos meus sites favoritos de culinária.
    Eu tenho 19 anos e, como moro com meus pais, nao cozinho muito, mas gosto demais. e sempre que vou para a cozinha tento fazer alguma coisa diferente, que me dê prazer em estar ali. Vir aqui me trouxe inspirações maravilhosas.
    Bj, querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Fiquei muito feliz com o seu comentário, é bom saber que este cantinho pode te inspirar! muito obrigada pelo carinho e saiba que é sempre benvinda por aqui! bjos e muito sucesso nas suas aventuras culinarias!

      Excluir