quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quinoa, milho verde e abacate ao molho de mel e limão: uma combinação surpreendente.





Na tentativa de preparar um jantar rápido e com apenas o que tinha em casa deparei-me com o universo limitado de cebolas, limões, abacate e os grãos da minha dispensa minimalista... aí até me senti no programa "Chopped", aquele em que os chefs tem de executar pratos criativos e saborosos num tempo ridiculamente curto e com ingredientes surpresas que sugerem combinações esdrúxulas.

Limão e abacate... hummm... é o que temos- é o que será! Então escolhi logo a quinoa porque era o grão de cozimento mais rápido que tinha em mãos. No caminho havia uma lata de milho verde que foi imediatamente fisgada. Pausa para dizer que até me provarem o contrário o milho verde em lata é conservado em apenas água e sal, então liberei geral o uso da latinha que recebemos mensalmente na cesta básica do Chéri. 

E funcionou! Com os sabores da guacamole em mente resolvi juntar limão para dar brilho ao sabor amanteigado do abacate e de quebra, quebrar o doce do milho verde. Inventei na hora uma espécie de vinaigrette que despejei por cima do refogado depois de pronto, logo após adicionar o abacate fatiado. Misturei com cuidado para conservar as fatias firmes da fruta e servi para os meus críticos residentes.

O pequeno não teve nem tempo de questionar o que estava em seu prato, provou, gostou e devorou, simples assim. Mas o Chéri ficou desconfiado... milho com abacate, eu sei, eu sei... mas o limãozinho vai equilibrar tudo... espero! E foi o que se deu: cítrico na medida, doce na medida, amanteigado na medida... estava delicioso, comemos tudo e corremos bem nutridos para o cinema, deixando a pipoca para lá!

Refogado de quinoa, milho verde e abacate
rendimento: 2 -3 porções
tempo de preparo: 20 min.

Ingredientes:
  • 1/2 xíc de quinoa crua;
  • 1 cebola pequena cortada em fatias finas;
  • 1 xíc. de milho verde cozido;
  • 1/2 abacate (maduro mas firme) cortado em fatias;
  • cebolinha picada à gosto;
  • sal e azeite;
Para o molhinho de mel e limão:
  • suco de 1/2 limão;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 c. sopa de mel (usei nectar de agave);
  • 2 c. sopa de azeite extra virgem;
Preparo do molho: numa tigelinha despeje o limão espremido e acrescente o sal. Misture bem com um fouet de arame. Acrescente o mel e bata novamente para tudo misturar bem. Por último acrescente o azeite uma colher de cada vez, experimentando a cada adição, até sentir os sabores equilibrados (sem muita acidez ou sem muito gosto de azeite, de acordo com a sua preferência)

Preparo:
  1. Cozinhe a quinoa enquanto prepara os outros ingredientes: numa panela pequena despeje a quinoa e junte 1 xícara de água. Deixe ferver, diminua para fogo médio e espere os grãos absorverem todo o líquido. Verifique constantemente a textura dos grãos (eu gosto deles al dente) e o nível da água e adicione um pouco mais de água fervente caso necessário. Escorra os grãos numa peneira e reserve;
  2. Numa frigideira de bordas altas doure as cebolas no azeite e acrescente o milho verde. Refogue por alguns minutos, junte a cebolinha e acrescente o sal;
  3. Despeje os grãos de quinoa e refogue por mais alguns instantes, apenas o suficiente para os sabores interagirem. Acerte o sal e desligue o fogo. Tampe a frigideira para manter o reofgado aquecido enquanto prepara o molho, casa já não o tenha preparado antes;
  4. Despeje o refogado na tigela de servir e junte o abacate e o molho. Misture cuidadosamente para não desfazer as fatias macias do abacate. Sirva quente ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário