terça-feira, 5 de março de 2013

Arriba Kantuta!


Todos os domingos a praça Kantuta, próxima à estação Armênia de metrô, abriga a comunidade boliviana residente em São Paulo.

Em meio a barracas coloridas de artesanato, muros pintados, produtos agrícolas (milhos, batatas e grãos de 7 mil cores e tamanhos diferentes!), brinquedos, salão de cabeleireiro  danças folclóricas e barraquinhas de comidas típicas (uma atração à parte...) o cinza paulistano fica acanhado.

É um lugar tranquilo, com ares de praça de interior, precisamente do que imagino ser o interior da Bolívia. Não há apelo turístico algum, o que torna tudo mais legal, por ser autêntico. 

Confesso que fui fisgada pela curiosidade gastronômica, mas ao chegar lá me surpreendi tanto com a força da expressão cultural boliviana, que o meu interesse inicial caiu numa obviedade rasa.

Tanto que já voltei algumas vezes à Praça e agora que o frenesi de conhecer tudo passou, o que acho mais interessante do programa é sentar numa das mesinhas e comer tranquilamente um boñuelo frito na hora e servido com uma espécie de suco denso de milho roxo -que nem sei explicar a delícia que é- e bater um papo vendo o tempo passar...

A quem interessar, é fácil chegar de metrô: desça na estação Armênia, pegue a saída para a Rua Pedro Vicente e caminhe uns 10 minutinhos por esta mesma rua e pronto. Google maps também ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário