terça-feira, 17 de setembro de 2013

Voltando com uma Tapenade do que se tem na despensa






Breve explicação do longo sumiço: estudo, estudo, estudo. Em toda brecha que se abria em minha agenda mega atribulada concentrei esforços num projeto que já iniciou no modo 'sprint' e agora, após quase três meses, inaugura o ritmo de uma pessoa normal que almeja comer anchova, ameixas, castanhas variadas e cogumelos frescos sem comprometer suas finanças.

Cada vez que vou ao mercado é uma facada e a missão de levar para casa frutas e verduras que custam menos de R$4,99 o quilo tornou-se quase impossível. Cada vez tenho mais orgulho da minha hortinha que agora está repleta de umas 16 berinjelas guerreiras criadas sob a secura do fim do inverno. Cada vez vejo menos embalagens na geladeira e ainda assim mais suor para fechar as contas no fim do mês. 




 Não me preocupa trocar o carro que finalmente acabei de pagar. Também não me preocupa adquirir aquela peça de roupa que está na última moda... aliás, eu nem sei o que está na última moda e isto não torna minha existência miserável.

Comida de verdade é mais cara que comida de astronauta e isto me preocupa. Numa bela manhã de domingo optar por não preparar um risotto porque o vinho, a manteiga e o parmesão que não parece cera ao ralar tornaram-se proibitivos à certa altura do mês me preocupa e me aborrece.   

E os ingredientes fuleiros da cesta básica do Chéri que empacam na despensa também me aborrecem. Aí que arrumar um destino digno às azeitonas verdes pequetiticas em conserva -que mais tinham caroço que carne- se torna a libertação do mau humor e enche meu dia de uma perspectiva auspiciosa. Ainda conseguimos tirar leite de pedra... Viva o Brasil  Bananão tupiniquim! 

Assim eu lhes deixo a receita de Tapenade que salvou o meu dia. Ao invés de processar para uma textura  pastosa você pode apenas triturar no pilão. Ao invés de azeitonicas verdes genéricas você pode usar belas e carnudas azeitonas chilenas. Você também pode substituir a uva passa por figos turcos secos, as sementes de girassol por macadâmias ou amêndoas, e ainda acrescentar lindos filés de anchova em conserva no lugar da alcaparra. Ou mesmo os dois. 

Mas se fizer do jeitinho que eu fiz, assim low cost, garanto que fica uma delícia... notadamente sobre um fatia  de pão francês (ou ciabatta, melhor ainda!) ou num belo sanduíche de peito de frango ( ou peru!) assado e suculento, tomates e alface crespa (que também pode ser romana, é um pouquinho mais cara mas muito melhor!).





Tapenade

rendimento: 1 xícara.
tempo de preparo: 15 minutos

Ingedientes

  • 1 e 1/2 xíc. de azeitonas verdes descaroçadas (ou outra de sua preferência);
  • 1/2 xíc. de sementes de girassol levemente tostadas na frigideira (ou amêndoas, pecans, macadâmias, pinoles... o que seu bolso permitir);
  • 3 c. s. de azeite de boa qualidade;
  • 1 c. sopa de alcaparras;
  • 2 c. sopa de uva passa;


Preparo:

Junte todos os ingredientes e processe no processador de alimentos até adquirir a consistência desejada, acrescentando, um pouco mais de azeite, se necessário, ou triture no pilão para deixá-la granulada e pedaçuda. Questão de gosto ou paciência... NÃO USE SAL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário