segunda-feira, 29 de abril de 2013

Jantarzinho safado de grão de bico, sardinhas, alcaparras e molho de iogurte com tahini







 O mês de abril passou como grãozinhos finos de areia escorrendo pela mão e, antes que acabe com o escore vergonhoso de um único post, trago uma receita safada, quase somente uma idéia... de pouca técnica, inspiração mediana e bons sabores, no entanto!

É uma ótima opção para o jantar, com o bônus da possibilidade de virar almoço na "malmita" do dia seguinte, pois gelado também é uma delícia. A parte difícil é esta: lembrar-se de deixar o grão de bico de molho na água pela manhã. O restante é um rodopio e o jantar está pronto.

Adoro sardinha, aliche e também atum em lata -os três funcionam nesta receita, utilize o que preferir. Mas a graça toda está no molho de iogurte com tahini, este sim indispensável para os ares árabes que você não se arrependerá de imbuir o seu jantar. A minha sugestão é servir com uma salada simples de folhas verdes e um pãozinho pitta.

Como eu já disse, depois que você se lembra de deixar o grão de bico de molho na água pela manhã (um molho de 6h é suficiente para tornar o cozimento do grão mais rápido) o resto é muito simples: Numa panela de barro capixaba (sou fã! todo grão que nela se cozinha resta um gostinho defumado que nem sei explicar...) refogue uma cebola bem picadinha no azeite, junte o grão de bico demolhado (para 4 pessoas utilizei 250g do grão cru), complete com água, um pouco de sal e cozinhe até os grãos ficarem macios, ao seu gosto.

Quando estiver pronto escorra o excesso de água (manter o grão de bico na panela é mais prático) e junte uma lata de sardinhas amassadas com o garfo, 2 colheres de sopa de alcaparras e acerte o sal, se necessário. Misture tudo e sirva com o molho de iogurte que é somente iogurte misturado com tahini, sal e pimenta síria ou do reino moída na hora. Vá acrescentando o tahini aos poucos, até ficar do seu gosto. Um iogurte firme é melhor, por isto utilizei este iogurte grego que eu mesma faço. O tradicional funciona, ficará apenas menos cremoso.  

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Salada crocante de escarola, peras e bacon e o meu ovo de páscoa





Este seria um bom post para o 1º de abril, pois, quem achou que encontraria uma boa receita de ovo de páscoa, bem chocolatudo, caiu, caiu. Meu ovo de páscoa foram na verdade dois, de galinha caipira- bem amarelinhos -cobertos com bacon crocante e coentro fresquinho da minha horta.

Esplêndido!

Mas não apenas deles vou lhes contar... até porque para ovo mexido com bacon frito não há receita, não é mesmo? Vale mesmo é a sugestão: creme de leite fresco ou leite integral à gosto misturado na hora de bater os ovos dá aquela cremosidade dos ovos de café da manhã de hotel. E o coentro fresquinho bem picado é uma variação deliciosa (para quem gosta do tempero, é claro) ao habitual cheiro verde.






O que eu quero mesmo é deixar a receita simplérrima desta salada crocante de escarola e bacon que preparei repetidamente nos três dias de feriado, porque era a verdura da vez na nossa horta e fizemos um trato de consumir apenas aquilo que tínhamos em casa).

Como éramos só nos dois e um pé de escarola, resolvi picar grosseiramente a parte mais crocante e inferior das folhas e o restante picar em finas tiras e refogar com azeite e bacon em cubinhos. Para dar um tchans e também aproveitar as pêras desconhecidas e crocantes que ganhamos de um amigo do Chéri, juntei uma delas à salada, cortadas em não tão finas fatias: brancas,descascadas e crocantes.

E esta mistura de escarola crua e crocante e refogada na salada é um ótimo truque para quem tem apenas uma verdura à mão pois dela derivam duas texturas e sabores distintos ;-)
Servi e comemos assim assim, sem molho ou tempero, pois o sal veio todinho do bacon e o azeite do refogado. Simples e deliciosa, bem como o feriado que passamos em casa, desfrutando do tempo desapressado e de nossas companhias.