quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mascarpone feito em casa







Já preparei esta receita uma dúzia de vezes e então com segurança posso compartilhar o resultado. Creme de leite fresco e limão fazem maravilhas, pode apostar! Mascarpone ERA um item raro em minha geladeira, já que um mísero potinho de 150-200g custa uma pequena fortuna e não é fácil de encontrar na maioria dos mercados.

Considero o preparo meio chatinho por conta da necessidade de manter a temperatura do creme de leite estável em 85-90°C. E neste ponto apenas sugiro que se faça um double boiler (conforme explicado na receita adiante), pois foi o modo como eu consegui. Mas cada fogão e cada panela é diferente então não quer dizer que realmente precise disto.

Mas se você realmente gosta de mascarpone vale a pena tentar. O queijo fica até melhor do que o comprado pronto: extra fresco, extra suave e extra cremoso. Daí você vai preparar um tiramisú e percebe quantas vezes foi enganado em restaurantes que nunca usaram uma colher de mascarpone na receita. Daí talvez você também perceba, como eu, que pode se dar ao luxo de comê-lo puro, sobre uma fatia de pão australiano com um fiozinho de mel ou uma salpicada de pimenta do reino moída na hora. E adivinha? Acha assim melhor ainda. Quanto mais puro mais fresco e rico é o sabor. 

Daí você começará a utilizar mascarpone em receitas mais triviais, afinal, não é um rombo no seu orçamento. E então aquele penne chinfrim do jantar de quarta feira se transforma em algo sublime: com um pouquinho de mascarpone, espinafre e umas raspinhas de limão siciliano. 

E no dia seguinte, pela manhã, para fazer uma bossa com o seu Cheri, você serve panquecas com morangos frescos e uma colher de mascarpone por cima. Ele, em retribuição, te prepara a omelete mais cremuda do universo e o segredinho é justamente o mascarpone na massa. 

E então sua vida se transforma numa eterna propaganda de margarina, ou melhor, de mascarpone, porque obviamente você percebe que aquela felicidade não pode vir de gordura vegetal hidrogenada  ;-)




Mascarpone caseiro

tempo de preparo: 15 min + tempo de descanso (mín 4h) +tempo de drenagem (oito horas ou da noite para o dia)
rendimento: 1 xícara bem cheia

Ingredientes:

  • 2 xícaras de creme de leite fresco;
  • 1 colher de sopa de limão espremido;

Preparo:
  1. Numa panela pequena, leve o creme de leite fresco à uma fervura branda. A temperatura deve atingir no máximo 85-90°C e deve permanecer estável durante o processo. (sim, você precisará de um termômetro de cozinha). obs. Para conseguir esta temperatura precisei fazer um double boiler, isto é, encaixei uma tigela refratária (sem tocar o fundo da tigela na água) sobre uma panela com água fervente em fogo médio baixo;
  2. Deixe ferver nesta temperatura de 85-95°C por três minutos e acrescente o limão espremido. mexa para misturar e deixe ferver em 85-90°C por mais três minutos. (neste ponto o creme de leite estará ligeiramente mais consistente e você pode achar que não deu certo, mas ele ficará mais firme ao decorrer de todo o processo);
  3. Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente por, no mínimo três horas (eu deixei da noite para o dia);
  4. Cubra um coador grande com uma fralda de algodão dobrada em duas ou três camadas (tenho uma específica para preparo de queijos e iogurte grego) e coloque sobre uma tigela. Despeje o mascarpone que estava descansando e deixe drenar na geladeira por 8h ou durante a noite;
  5. No fim do processo o queijo terá drenado poucas colheres de sopa mas ficará cremoso e firme. 
Guarde na geladeira por até 1 semana. 



Um comentário:

  1. O aspecto ficou maravilhoso, acho que vale a pena sim mesmo que o preparo seja chatinho como voce citou.

    ResponderExcluir