segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Leite de coco feito em casa e biscoitinhos "cocumelos" sem glúten








Adoro coco e tudo com sabor ou perfume de coco (incluindo aí cremes, shampoos, etc.) Daí que quando assisti ao episódio do Bela Cozinha no qual ela ensinava a fazer em casa leite de coco, de amêndoas ou outras castanhas, literalmente corri para o supermercado e comprei coco fresco. 

Isto porque uma das coisas que me impedia de fazer muitos quitutes com coco era o tal do leite de coco de supermercado - que tem um gosto bizarro, além de vários componentes não naturais. Então fiz leite de coco e não parei mais. [bata no liquidificador 1 xícara de coco fresco cortado em pedaços com 3 xícaras de água (aumente ou diminua a quantidade para um leite mais ou menos espesso) quase fervente por 2 minutinhos, verta sobre um coador coberto uma fraldinha ou outro pano bem fininho e coe até retirar todo o leite, torcendo o paninho no fim do processo. Guarde as sobras para fazer quitutes, como este biscoitinhos] Comecei a consumi-lo com a granola matinal. Apenas por uma questão de sabor, já que não tenho problemas com ingestão de  lactose. 

 Com este novo hábito, acumulei quase meio quilo das sobras do coco obtidas na produção do leite. Fui guardando no congelador até decidir o que de melhor fazer com elas.  E foi aí que descobri no site da comunidade do panelinha, este biscoito super mega ultra fácil de apenas 3 ingredientes: clara de ovo, coco ralado e açúcar de confeiteiro.  

O resultado é um biscoitinho felpudo bem crocante e rico em fibras naturais do coco. Melhor ainda para quem tem intolerância a glúten ou está fazendo algum tipo de dieta restritiva.  ;-)

É quase uma cocadinha, perfeitos para acompanhar uma xícara de café bem quente.  Só recomendo comer na hora, pois os meus guardei depois de frios numa latinha e perderam a crocância.


"Cocumelos" - meus biscoitinhos felpudos de coco

tempo de preparo: 20 min + 15 de forno
rendimento: aproximadamente 30 biscoitinhos 


ingredientes: 
  • 2 claras de ovos (70g);
  • 160g de coco seco ralado;
  • 120g de açúcar de confeiteiro (acho que não é possível substituir por açúcar refinado pois este iria caramelizar e queimar os biscoitos);

preparo:
  1. pré aqueça o forno a 180ºC e prepare uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone;
  2. Misture todos os ingredientes numa tigela;
  3. Em uma tábua ou superfície de trabalho forme um retângulo com a massa de aproximadamente 1cm de espessura;
  4. Modele os biscoitos com o cortador de sua preferência e asse por 15 minutos ou até as beiradas começarem a dourar;
  5. Deixe esfriar sobre uma gradinha e sirva;

Nenhum comentário:

Postar um comentário