quinta-feira, 9 de abril de 2015

Arroz doce fácil, bem fácil e bem gostoso!







Eu já publiquei uma receita de arroz doce aqui, utilizando o método que aprendi no livro do Paul Bocuse. Mas a receita que preparei ontem à noite, de supetão, é tão simples, tão cremosa, tão saborosa e com tão poucos ingredientes que não resisti ao repeteco do tema.

E como o Brasil inteiro está acompanhando o programa da Rita Lobo - Cozinha Prática e a receita veio de lá, é meio cara de pau da minha parte publicar a receita aqui, não é? 

Bom, acontece que eu sou mesmo meio cara de pau ... e também queria muito compartilhar essa foto do arroz doce com a Greta ;-) , nossa nova cãopanheira Labra-bull resgatada do abandono. Além disto, fiz uma adaptação que deu muito certo, digna de compartilhamento: substitui o arroz japonês pedido no preparo original por arroz arbóreo, que é mais comumente encontrado nas despensas amadoras. 

Se me perguntar se funcionará bem com arroz agulhinha comum eu tenho lá minhas dúvidas, porque tanto o arroz arbóreo quanto o japonês são bem mais ricos em amido do que o agulhinha. E é o amido que deixa o doce cremoso (ou o leite condensado... o creme de leite... mas não compliquemos e não engordemos a receita).

Ao final do cozimento ou mesmo na hora de servir acrescente cada vez uma coisinha diferente: uma castanha, calda de caramelo com flor de sal, frutas frescas, uvas passa, raspas de coco ou chocolate... enfim... essas pequenas gulodices que dão água na boca só de pensar. 

Anota aí a receita e prepare esta delícia de vó para a família inteira!

Arroz doce da Rita Lobo


Ingredientes:

-1 litro de leite;
 -3/4 de xícara de arroz arbóreo;
-3/4 xícara de açúcar;
-1 xícara de água;
-1 canela em rama;
-2 cascas finas de limão siciliano ou tahiti;
-baunilha natural a gosto (essa pitada é minha!); 



Preparo:

  1.  junte todos os ingredientes numa panela média e alta e mexa de vez em quando, em fogo médio, até ferver;
  2. abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhando por cerca de meia hora com a panela semi tampada. Mexa de vez em quando para soltar o amido e controlar o fundo da panela;
  3. desligue o fogo e deixe esfriar por dez minutos antes de levar à geladeira;
  4. deixe gelar para ficar cremoso, sirva gelado, com canela - ou outra gostosura de sua preferência