segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bom dia abril! Cozinhando com os alimentos da estação






Após um fim de semana em Serra Negra, onde os ares frescos são mais sensíveis, o azul do céu mais turquesa e o verde é mais viçoso e já pontilhado de amarelos, escrevo este post imbuída no espírito outonal.

Embora não tão marcadas, as transformações de clima e paisagem que ocorrem ao meu redor não passam despercebidas e, ainda que eventualmente com algum esforço, faço questão de sentir e experimentar a sazonalidade. 

O lençol fino que cobre a pele na madrugada, um ventinho fresco no entardecer e quaresmeiras roxas enfeitando a vizinhança com seus tons roxáceos são amostras prosaicas do outono que se anuncia. E notar os alimentos na feira e nos mercados também é um bom exercício de fruição: além de novas frutas, verduras e legumes darem o ar de sua graça, aqueles mais comuns, que encontramos o ano inteiro, se consumidos em sua época certa são mais saborosos e com certeza mais econômicos. É o caso, por exemplo, do mamão formosa e da maçã gala. Experimente um agora e lembre-se do que comeu em novembro... a diferença não está apenas no bolso. 

Uma grande ajuda, já comentei outras vezes, é a tabela da CEAGESP-SP, que traz grande variedade de alimentos classificados mensalmente por época de colheita fraca, forte e média. Procure a de sua região e veja como podemos fazer melhores escolhas na hora de comprar. 

No Brasil não tem Halloween em maio mas as abóboras pipocam nesta época, bem como toda a sorte de tubérculos que podemos assar no forno, churrasqueira ou na brasa de uma fogueira numa noite fresca de sábado. 

Então, para você que curte sentir, experimentar e perceber o mundo que constantemente se transforma ao nosso redor, deixo aqui uma série de receitas inspiradoras para preparar com os alimentos do nosso outono brazuca lindo.





Receitas do Café Charlotte:

1. Risotto de carne seca e abóbora;

2. Parfait de caqui e farofa de pé de moleque;

3. Salada de repolho, maçãs e especiarias;

4. Geleia de figo ** e balsâmico;

5. Couscous de quinoa, beterraba, bacon e cenouras;


Receitas dos meus endereços brazucas favoritos:

1. Gnocchi de  beterraba La Cucinetta;

2. Salada de batata doce e figo Chucrute com Salsicha;

3. Muffins de pera com cobertura crocante Technicolor Kitchen;



** figo é fruto de verão mas sua colheita vai até abril, então aproveitem para consumir os últimos da estação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário